Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

SERVIDORES | 3 novos cursos estão com inscrições abertas no sistema Tutor

São duas opções de cursos para as comarcas de Balsas e São Bernardo, além da formação em Multiparentalidade pela plataforma EAD da ESMAM

Publicado em 21 de Ago de 2017, 8h22. Atualizado em 30 de Ago de 2017, 9h30

Estão abertas, até 25 de agosto (sexta-feira), no sistema Tutor - da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) - as inscrições para os cursos de Noções Básicas do Sistema VEP-CNJ (São Bernardo), Prática Cartorária e Rotina Integrada da Unidade Judicial (Balsas) e Multiparentalidade (EAD), destinados à formação de servidores do Poder Judiciário.

SISTEMA VEP-CNJ - Para o curso de Noções Básicas do Sistema VEP-CNJ – elaboração de guias de execução penal - são ofertadas 30 vagas aos servidores que atuam na comarca de São Bernardo. Com duração de 10 horas, a formação será ministrada no dia 5 de setembro, pelo instrutor Willame Silveira Pinto, das 8h às 12h10 e das 14h às 18h10.

O objetivo é desenvolver habilidades necessárias ao perfil do profissional que atua nas unidades jurisdicionais com competência nas áreas criminais e de execução penal, com rotina administrativa na elaboração de guia de execução penal, medida de segurança e seus pré-atributos relacionados ao sistema VEP/CNJ.

PRÁTICA CARTORÁRIA - Em Balsas, há 80 vagas para o curso de Prática Cartorária e Rotina Integrada da Unidade Judicial, que será realizado no dia 31 de agosto (10 horas-aula) com participação do juiz Rodrigo Terças, especialista em processo civil.

A formação trata de temas relacionados com a organização e distribuição de tarefas entre os servidores; tramitação das custas processuais; os sistemas e aplicativos para melhor desenvolvimento das tarefas e apresentação e discussão de projetos de gestão.

MULTIPARENTALIDADE (EAD) - Na modalidade “à distância”, a ESMAM está ofertando 30 vagas para o curso de Multiparentalidade, com duração de 30 horas, no período de 6 de setembro a 1º de outubro.

A tutoria do curso está sob a responsabilidade da professora Bruna Barbieri Waquim, assessora jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, doutoranda em Direito e mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça.

A formação trata sobre a atuação em processos de jurisdições voluntária e contenciosa sobre a coexistência de vínculos de filiação socioafetiva, para promover a pacificação de tais interesses sociais numa visão humanizada e conforme os novos valores do Direito de Família.

A Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento (DTA) ressalta que o servidor deve estar atento à Portaria nº 01/2011 da Esmam. O documento estabelece que a inassiduidade ou desistência injustificadas, em atividades de capacitação, implicarão na impossibilidade de participar de novos eventos pelo prazo de seis meses, a contar da data do término do treinamento que deu causa ao fato.

Para saber sobre novos cursos programados para servidores e magistrados do Poder Judiciário no segundo semestre de 2017, acesse o calendário.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br
Facebook: @esmamtjma
(98) 3235-3231 (ESMAM) 

GALERIA DE FOTOS