Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM garante representatividade de mulheres em solenidades oficiais

A Portaria 28/2024 estabelece que em todos os eventos promovidos pela Escola haverá representante do Grupo Maria Firmina

03/05/2024
Fernando Souza

A diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral, assinou a Portaria-ESMAM 28/2024, que estabelece que em todos os eventos promovidos pela Escola será designada uma representante do Grupo Maria Firmina para ter assento à mesa ou dispositivo de abertura. A medida alcança coordenações, comitês e núcleos da estrutura do Poder Judiciário, bem como outras instituições, nas oportunidades em que os eventos forem realizados em sistema de parceria.

Já em vigor, a Portaria foi assinada durante a solenidade de abertura do ano acadêmico da ESMAM, ato simbólico que marcou o início dos trabalhos do atual biênio (2024-2026), realizado no último dia 29/4, na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). Na oportunidade, Sônia Amaral destacou a importância da medida para a luta por igualdade de gênero no âmbiente jurídico e convidou para a mesa solene a juíza Rosângela Prazeres, integrante do Grupo Maria Firmina e diretora da Escola Judicial Eleitoral do Maranhão.

A norma constitui medida concreta para assegurar lugar de representação às mulheres, como mecanismo de fomento à paridade de gênero nos espaços de debate promovidos no âmbito da administração pública. Essa igualdade está cristalizada no artigo 5º da Constituição Federal, assim como constitui o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), adotada pelo Poder Judiciário brasileiro em suas ações e políticas.

Em cada evento promovido pela ESMAM, ou que a Escola tenha parceria, o Grupo Maria Firmina deverá fazer a indicação de uma representante para que ocupe posição no dispositivo ou mesa de honra da solenidade. O posicionamento ficará a cargo da organização e cerimonial do evento e, em não sendo possível a concessão do assento, a unidade deverá justificar sua contrariedade por escrito à Diretoria da ESMAM.

SOBRE O GRUPO MARIA FIRMINA

Como forma de promover a paridade de gênero no âmbito do Poder Judiciário estadual, o Grupo Maria Firmina foi instituído no dia 28 de agosto de 2023, congregando magistradas ativas e inativas da Justiça do Maranhão. O nome é uma homenagem a escritora maranhense e negra, que revolucionou a literatura brasileira no século XIX e ficou eternizada pela luta em favor do avanço da mulher em uma sociedade escravocrata, machista e patriarcal.

O Grupo tem realizado ações de promoção da mulher nos espaços de poder, seja mediante ao fomento da investidura em cargos de chefia e direção, seja como integrante de coordenadorias, comissões, comitês e núcleos que fazem parte da estrutura da Justiça estadual.


Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2820 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS