Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA encerra inscrições para palestra sobre assédio nesta quarta (7/5)

O evento será realizado nesta sexta-feira (9/5), no Auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum de São Luís

Publicado em 6 de Mai de 2025, 10h28. Atualizado em 6 de Mai de 2025, 12h04
Por Ascom/TJMA

Inscrições para a palestra “Entendendo os assédios e seus atores – os abusadores, os facilitadores e os negadores”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), encerram nesta quarta-feira, 7 de maio, e devem ser realizadas por meio do sistema Tutor (Sentinela)

O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 9 de maio, às 9h, no Auditório Madalena Serejo, no Fórum de São Luís, e contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJMA no YouTube (tjmaoficial). Servidores e servidoras de comarcas do interior poderão registrar presença por meio de link a ser disponibilizado durante a transmissão.

A atividade será conduzida pela psicóloga Fábia Carla Castro Alves e tem como proposta provocar reflexões sobre o papel de cada pessoa diante de situações de assédio, seja como liderança, membro de comissão, equipe técnica ou colaborador(a) institucional. A palestra utiliza abordagem interativa, com exemplos reais e situações vivenciadas em contextos organizacionais públicos e privados.

Durante a exposição, serão discutidas as duas faces do poder perverso nas instituições — o assédio moral e o assédio sexual — e os modos como essas práticas se manifestam nas relações de trabalho. Também serão exploradas questões como: de onde vem o assédio, quem o perpetua, quais comportamentos o configuram e como afetam a saúde mental e física das vítimas, podendo inclusive caracterizar crimes como violência psicológica, dano psíquico e emocional.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação conta ainda com ações de sensibilização em unidades do Judiciário maranhense, por meio da instalação de banners, distribuição de materiais informativos, afixação de cartazes e veiculação de conteúdos digitais em canais institucionais.

A campanha segue as diretrizes da Resolução nº 351/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e reforça o compromisso do TJMA com a promoção de ambientes de trabalho éticos, respeitosos e livres de qualquer forma de violência ou discriminação.

.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS