Com a participação de 150 alunos da 2ª e 3ª séries do Colégio Liceu Maranhense, os desembargadores Froz Sobrinho (presidente), Tyrone Silva, Raimundo Neris, o desembargador aposentado e ex-aluno do Liceu Maranhense, Bernardo Rodrigues e o juiz Osmar dos Santos realizaram palestra do Projeto Diálogos com a Justiça, nesta sexta-feira (4/4), no auditório do Colégio Liceu Maranhense.
O projeto tem como objetivo aproximar o Judiciário da sociedade, informando por meio de linguagem simples e acessível as políticas judiciárias desenvolvidas, serviços disponibilizados e a composição dos seus membros à comunidade em geral.
Na palestra os magistrados falaram de suas experiências e trajetória de vida até chegarem em posições de destaque no Judiciário maranhense.
“Tenho orgulho muito grande de estar aqui e me sinto feliz pela iniciativa desse projeto capitaneado pelo desembargador Bernardo Rodrigues e pela chefe de Gabinete, Tereza Fonseca, mas a mensagem que deixo aqui para vocês é que as dificuldades existem mas se tiverem foco, o que quiserem ser, serão mas com disciplina e educação”, comentou Froz Sobrinho.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, finalizou sua fala orientando que, quando se estuda não pode ser só uma obrigação, tem que ser um hobby, um lazer. “Se você transformar seu estudo em hobby, você consegue estudar melhor porque a educação tem que ser livre, tranquila, positiva. Esse é meu desejo para vocês. Só a educação transforma as pessoas”, finalizou.
O desembargador aposentado Bernardo Rodrigues elogiou a iniciativa da diretoria da escola de fazer esse esclarecimento aos alunos e alunas a respeito do funcionamento do Poder Judiciário. Na sua palestra ele diz aos estudantes que as coisas não são tão fáceis como parecem e que a carga de trabalho do Poder Judiciário é muito grande. “Como eu estive dentro do Poder Judiciário por um pouquinho mais de 40 anos, e sou orgulhosamente liceísta, fui convidado para conversar com os alunos. Mostrar que filhos de trabalhadores venceram. A minha felicidade é de adolescente voltando a essa casa depois de longos anos, e dizer que os alunos não podem ter medo”, concluiu.
O desembargador Tyrone Silva disse que a iniciativa é muito promissora. “É muito bom não só estar com esses jovens estudantes, como estabelecer essa relação entre a Justiça e os jovens. Isso é salutar para o desenvolvimento da cidadania, da democracia”, pontuou.
“Estou maravilhado com a iniciativa do desembargador Bernardo Rodrigues por essa visita, essa conversa com esses alunos prestes a ingressarem na vida acadêmica e mostrar que o discurso “eu quero, eu posso, eu consigo” também se aplica a esses jovens. Todos nós que aqui estamos temos uma trajetória que seguramente servirá de exemplo para eles porque todos nós viemos de uma infância, de uma juventude também, de muita luta, de muita dificuldade e estamos, por nossos próprios méritos, ocupando uma posição sem falsa modéstia, de destaque”, falou o desembargador Raimundo Neris.
O juiz Osmar dos Santos disse ser importante o Poder Judiciário dialogar com a comunidade estudantil, em especial do Liceu Maranhense. “ Viemos de uma comunidade muito pobre e vencemos, e trazemos a nossa experiência, aquilo que nos motivou a chegar até aqui, e eu digo sempre que tendo foco, determinação e vontade de vencer as pessoas chegam onde querem”, frisou.
O gestor geral do Liceu Maranhense, Deurivan Rodrigues Sampaio, disse que é um momento excelente para que os alunos tomem conhecimento do Poder Judiciário do Maranhão. “O desembargador Bernardo Rodrigues, ex-aluno, serve de exemplo para que eles possam galgar uma carreira também de sucesso”, afirmou.
Helena Araújo, coordenadora do Liceu, comentou ser uma oportunidade ímpar. “ Muitos pensam que a Justiça é algo distante, e tem que estar ao lado do cidadão. Serão sempre bem-vindos, é uma contribuição muito valiosa”, expressou.
No final foram distribuídos alguns exemplares da Constituição do Estado do Maranhão e da Constituição Federal.
Veja mais fotos de Ribamar Pinheiro com flickr
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026