O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) publicou a Resolução nº. 25, de 16 de fevereiro de 2025, regulamentando a concessão do perfil de usuário "Consulta Especial" no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o procedimento de acesso a processos judiciais em segredo de justiça no PJe no Judiciário do Maranhão. A medida visa garantir o acesso controlado a processos, incluindo os que tramitam sob segredo de justiça, preservando a transparência e a segurança das informações.
De acordo com a nova norma, o perfil "Consulta Especial" será concedido exclusivamente a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TJMA, com a finalidade de atender às suas atribuições institucionais ou administrativas. Esse perfil mais amplo permite a visualização de processos judiciais em todas as unidades do PJe, incluindo aqueles que tramitam sob sigilo.
A concessão do acesso será de competência exclusiva da Presidência do TJMA, mediante parecer prévio da Assessoria Jurídica e justificativa fundamentada. O prazo de validade do perfil será de seis meses, podendo ser prorrogado mediante nova solicitação.
A Resolução também determina que todos os acessos a processos sigilosos serão monitorados e registrados no sistema, no campo "Acessos Gerais", garantindo controle sobre o uso das informações. Nos casos em que for necessário acesso pontual a um processo em segredo de justiça, a solicitação deverá ser feita diretamente ao magistrado ou magistrada do processo no Sistema PJe, via ofício.
Em caso de dificuldades técnicas, as unidades deverão registrar solicitação no sistema Digidoc, anexando à autorização judicial, quando aplicável. A Resolução entrou em vigor na data de sua publicação.
Leia a Resolução nº. 25/2025, na íntegra.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024