Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Telas produzidas por usuários dos serviços da SEMCAS estão em cartaz no Fórum de São Luís

GALERIA DE ARTE

Publicado em 21 de Out de 2024, 15h41. Atualizado em 21 de Out de 2024, 15h52
Por Valquíria Santana

Está em cartaz na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) a exposição “Fazendo Arte: Contemplando o belo pelas lentes da vida”, com telas produzidas por usuários e usuárias do serviço de proteção social especial para pessoas com deficiências e suas famílias, da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (SEMCAS). A exposição fica aberta para visitação, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 25 de outubro.

São 20 telas na exposição organizada pela equipe multiprofissional do Centro-Dia de Referência, que funciona no bairro Cidade Operária. A unidade, referenciado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), tem a supervisão da Superintendência da Proteção Social Especial de Média Complexidade da SEMCAS.

Os autores e autoras das telas tiveram autonomia na coleta das sementes, nas escolhas das imagens e nas cores. O acompanhamento dos cuidadores do Centro-Dia foi fundamental para o capricho nos detalhes dos quadros e finalização dos trabalhos para a exposição. As telas foram produzidas de forma colaborativa e integrada, com a divisão de tarefas, desde o desenho, a pintura de fundo, a manipulação, aplicação e a colagem das sementes e folhagens.

Os trabalhos artísticos possibilitam a contemplação do belo pelas lentes da vida, levando as pessoas a refletirem sobre a importância da não definição dos padrões de beleza, de criar biótipos ou estereótipos, mas identificar a beleza por meio da subjetividade humana, pela arte dos usuários e usuárias acompanhados pelo serviço do Centro-Dia de Referência. A iniciativa visa a valorizar a singularidade de cada indivíduo dentro dos seus limites e, acima de tudo, dentro de suas potencialidades.

O Centro-Dia atende pessoas com deficiência física, intelectual, sensorial, múltipla, TEA e Síndrome de Down, na faixa etária de 18 a 59 anos, com grau de dependência de um cuidador familiar.

A Galeria Celso Antônio de Menezes, localizada no hall do Fórum Des. Sarney Costa, é responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento, que deve ser feito pelo e-mail administracao_slz@tjma.jus.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 2055-2598, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Núcleo de Comunicação do Fórum des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS