Está em cartaz na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) a exposição “Fazendo Arte: Contemplando o belo pelas lentes da vida”, com telas produzidas por usuários e usuárias do serviço de proteção social especial para pessoas com deficiências e suas famílias, da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (SEMCAS). A exposição fica aberta para visitação, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 25 de outubro.
São 20 telas na exposição organizada pela equipe multiprofissional do Centro-Dia de Referência, que funciona no bairro Cidade Operária. A unidade, referenciado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), tem a supervisão da Superintendência da Proteção Social Especial de Média Complexidade da SEMCAS.
Os autores e autoras das telas tiveram autonomia na coleta das sementes, nas escolhas das imagens e nas cores. O acompanhamento dos cuidadores do Centro-Dia foi fundamental para o capricho nos detalhes dos quadros e finalização dos trabalhos para a exposição. As telas foram produzidas de forma colaborativa e integrada, com a divisão de tarefas, desde o desenho, a pintura de fundo, a manipulação, aplicação e a colagem das sementes e folhagens.
Os trabalhos artísticos possibilitam a contemplação do belo pelas lentes da vida, levando as pessoas a refletirem sobre a importância da não definição dos padrões de beleza, de criar biótipos ou estereótipos, mas identificar a beleza por meio da subjetividade humana, pela arte dos usuários e usuárias acompanhados pelo serviço do Centro-Dia de Referência. A iniciativa visa a valorizar a singularidade de cada indivíduo dentro dos seus limites e, acima de tudo, dentro de suas potencialidades.
O Centro-Dia atende pessoas com deficiência física, intelectual, sensorial, múltipla, TEA e Síndrome de Down, na faixa etária de 18 a 59 anos, com grau de dependência de um cuidador familiar.
A Galeria Celso Antônio de Menezes, localizada no hall do Fórum Des. Sarney Costa, é responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento, que deve ser feito pelo e-mail administracao_slz@tjma.jus.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 2055-2598, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Núcleo de Comunicação do Fórum des. Sarney Costa