O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR), realizou no dia 30 de abril círculos simultâneos de construção de paz na Unidade Pleno Tamancão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A atividade integrou os projetos “Educando para a Paz” e “Justiça Restaurativa e Meio Ambiente: plantando valores na escola”, que vêm sendo desenvolvidos em escolas públicas de todo o Estado.
Durante os círculos, estudantes e membros da comunidade escolar refletiram e compartilharam experiências sobre respeito, convivência e responsabilidade socioambiental. A iniciativa tem como objetivo fomentar uma cultura de paz e corresponsabilidade dentro do ambiente educacional, alinhada aos princípios da Justiça Restaurativa.
A juíza Larissa Tupinambá, coordenadora do NEJUR/TJMA, destacou a importância da iniciativa:
A Justiça Restaurativa é uma forma de resolver conflitos promovendo o diálogo, contribuindo para a pacificação social, para a diminuição da violência, para a promoção da tolerância e melhoria de convivência. Nesta itinerância, o propósito é difundir a metodologia, apresentar e implementar nossos projetos, principalmente no ambiente escolar.
A ação no IEMA Tamancão representa um avanço significativo na consolidação das práticas restaurativas no contexto educacional maranhense, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com a formação de cidadãos conscientes, empáticos e comprometidos com uma sociedade mais justa e sustentável.
Escolas interessadas em implementar a Justiça Restaurativa podem entrar em contato com o NEJUR. Mais informações estão disponíveis em: https://www.tjma.jus.br/hotsite/nejur.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024