Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Estudantes de Direito conhecem as instalações e a história da Justiça

A visita foi guiada pela Diretoria Judiciária

Publicado em 20 de Mar de 2025, 16h41. Atualizado em 20 de Mar de 2025, 17h07
Por Amanda Campos

Durante visita guiada, estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha (CEST) conheceram, nessa quarta-feira (19/3), a história e as instalações do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que completou 211 anos, sendo a terceira Corte de Justiça mais antiga do país.

Na programação, 40 estudantes da instituição de ensino, em turma coordenada pela professora Dra. Maiane Serra, visitaram o Palácio da Justiça, localizado na Praça Pedro II, Centro. O tour foi guiado pelo servidor Fabiano Barbosa e pela servidora Elcilene Ferraz de Souza, da Diretoria Judiciária do Tribunal.

Na oportunidade, o diretor judiciário João Paulo Cordeiro ressaltou a importância da iniciativa ao proporcionar o contato direto de estudantes com o ambiente forense, contribuindo para a construção de uma cidadania mais consciente, a qualificação de futuros profissionais do sistema de Justiça e o fortalecimento da formação acadêmica.

 "As visitas guiadas representam uma oportunidade para estudantes conhecerem de perto o funcionamento do Judiciário estadual. Por meio dessa experiência imersiva, visitantes têm acesso à história da instituição, compreendem sua estrutura e acompanham, na prática, a atuação dos desembargadores e das desembargadoras, dos servidores e das servidoras, na prestação jurisdicional”, pontuou.

VISITA

O tour começa na entrada do Palácio Clóvis Bevilácqua e se estende por toda a Corte, passando pelo Plenário, pela Sala das Seções Cíveis e Criminais, pelo Pleninho, pela Galeria e pelo Salão Nobre.

A visita mostra a trajetória histórica da Casa da Justiça, traduzida em sua arquitetura neoclássica, sua estrutura e composição (Plenário, Órgão Especial, Seções de Direito Público, Privado e Criminal), assim como seu organograma e sua estrutura administrativa.

AGENDAMENTO

Para agendar uma visita guiada, as instituições de ensino podem entrar em contato pelo email dirjudiciaria@tjma.jus.br, indicando a data pretendida (sempre às quartas) e o quantitativo de alunos e alunas (limitado a 40 por visita). 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

 


 

GALERIA DE FOTOS