Na noite da última terça-feira (19/11), a cidade de São Luís sediou o Encontro Internacional de Escritores de Língua Portuguesa, em uma celebração dos 35 anos de fundação do evento. O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho; e o desembargador Lourival Serejo, prestigiaram a festa.
O encontro ocorre até quinta-feira (21/11), na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), sediada no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, e faz parte do projeto Conversações de Além-Mar. A iniciativa busca incentivar o diálogo entre as nações de língua portuguesa, reforçando os laços culturais que unem esses países e valorizando a riqueza literária e histórica que emerge dessas tradições.
Durante a celebração de abertura, o ex-presidente da república, José Sarney, foi homenageado, pela idealização e implementação da iniciativa, que estimulou a criação de outras iniciativas como Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), empenhadas em promover a diversidade cultural dos povos que falam a língua portuguesa.
O desembargador Lourival Serejo, presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), reconheceu a importância da iniciativa do ex-presidente José Sarney. “Para além da comunhão de ideias, a iniciativa do então presidente José Sarney levou o nome do Maranhão para além das 200 milhas e deixou na história constitucional deste país a sua contribuição para a restauração da democracia brasileira”, declarou.
Também foram homenageados, in memorian, o ex-presidente de Portugal, Mário Soares; e o político e jornalista brasileiro, José Aparecido de Oliveira, que foi embaixador do Brasil em Portugal durante o governo de José Sarney.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (20):
-Diálogo com os escritores Mary Del Priore e Ondjaki;
-Lançamento dos livros: Segredos de uma Família Imperial (Mary Del Priore); Bom dia, Camaradas (Ondjaki).
Quinta-feira (21), às 19h:
-Diálogo com os escritores Mia Couto e Agualusa;
-Lançamento dos livros: A cegueira do Rio (Mia Couto); Mestre dos Batuques (Agualusa).
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2024