Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA reúne com Secretaria Estadual do Trabalho e Economia Solidária

Na reunião, a Setres solicitou doação de caminhões e caminhonetes apreendidos para facilitar a coleta de materiais feita pelos catadores

Publicado em 15 de Out de 2024, 14h46. Atualizado em 15 de Out de 2024, 14h53
Por Orquídea Santos

Nesta terça-feira (15/10), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, acompanhado da juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, recebeu o secretário estadual de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luiz Henrique Lula, a secretária-adjunta, Rose Frazão, e o coordenador da Política de Catadores, Sidevaldo Miranda.

Luiz Henrique Lula apresentou projetos da Secretaria, principalmente o da economia solidária, que abrange os catadores, como a necessidade de qualificação, participação das ações e atuação do Poder Judiciário do Maranhão nesse alinhamento para buscar melhorias das condições de trabalho desses catadores. O secretário comentou que cerca de 40 organizações são formalizadas no Maranhão, especialmente nas cidades de Imperatriz e Coroatá.

O secretário falou da possibilidade da cessão e doação de caminhões e caminhonetes apreendidos, especialmente com tráfico de drogas, pelo Poder Judiciário do Maranhão, para a Setres, com o objetivo de facilitar a coleta dos materiais pelos catadores.

O desembargador Froz Sobrinho recebeu muito bem as iniciativas da Secretaria, informando que a doação dos veículos apreendidos será estudada junto à diretora de Segurança Institucional e Gabinete Militar, Cel. Claridelma Mesquita.

“O Tribunal de Justiça do Maranhão será parceiro dessas ações pela importância que esses catadores têm para a sustentabilidade. É preciso ter um destino certo para os resíduos sólidos dos nossos municípios, especialmente pela dificuldade de eliminação dos lixões nas cidades. Serão realmente parceiros do Poder Judiciário do Maranhão para que a gente faça o destino correto dos resíduos sólidos dos municípios”, comentou Froz Sobrinho.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, falou que algumas políticas são afins e transversais a vários poderes. “Essa política dos catadores é o que nos moveu até aqui, porque é uma política que trabalha a questão da sustentabilidade do meio ambiente e tem a ver com as preocupações que o próprio Tribunal de Justiça do Maranhão tem”, ressaltou.

Veja mais fotos no flickr 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS