Após nove anos, o projeto Casamentos Comunitários voltou a ser realizado no município de Bacuri, em cerimônia realizada na última quinta-feira (27/3), no Ginásio Poliesportivo Carlinhos Garcês, no Centro da cidade. A iniciativa foi promovida pela Vara Única da Comarca, garantindo a formalização civil da relação de 54 casais.
A cerimônia foi presidida pela juíza Bruna Athayde Barros, titular da Vara Única de Bacuri, que destacou a relevância da ação para a comunidade local e reforçou que a oficialização do matrimônio representa segurança jurídica e inclusão social para os casais atendidos. “O projeto Casamentos Comunitários não é apenas um ato formal ou um simples evento. Ele é um gesto de justiça social, que rompe barreiras, abre portas e promove a cidadania”, afirmou.
Juíza Bruna Athayde Barros destacou a importância do projeto para a comunidade de Bacuri
Esta edição do projeto também contou com a participação dos juízes Rafael Sampaio e Phillipe Carneiro, respectivamente das comarcas de Arame e Bom Jardim. A iniciativa teve o apoio de empresários e autoridades locais, que contribuíram com doações de utensílios domésticos, sorteados entre os participantes. A organização do evento ainda contou com o empenho de servidoras e servidores da Comarca.
O Casamento Comunitário é parte do compromisso do Poder Judiciário do Maranhão em ampliar o acesso à justiça e promover ações que impactam diretamente a vida da população, associado à COGEX e regulamentado no Provimento nº 32/2022, que determina a execução do Projeto Casamentos Comunitários cumprindo assim o dever constitucional, dando segurança jurídica para os casais beneficiados e reforçando a família como um pilar crucial da sociedade.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315