Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comissão de Prevenção ao Assédio do TJMA realiza ação em Imperatriz

Projeto "Assédio Aqui Não. Denuncie" objetiva promover ambientes de trabalho saudáveis

Publicado em 18 de Mar de 2025, 11h42. Atualizado em 18 de Mar de 2025, 11h43
Por Ascom/TJMA

Em cumprimento à Resolução 351/2020 do CNJ, a Comissão de Prevenção ao Assédio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou, na última semana, ação de prevenção e enfrentamento ao assédio no Fórum de Imperatriz/MA.

A iniciativa faz parte do projeto "Assédio Aqui Não. Denuncie!", e teve como objetivo disseminar informações sobre as atribuições da Comissão, aprofundar o conhecimento sobre práticas assediadoras e promover um ambiente de trabalho saudável.

imagem mostra um ambiente de sala de reuniões com nove pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira. O espaço possui paredes brancas, piso de azulejo e iluminação fluorescente. Sobre a mesa, há xícaras, pires, um celular, um caderno e alguns papéis. As pessoas parecem estar engajadas em uma discussão ou reunião, demonstrando um momento profissional e colaborativo. Ao fundo, uma porta possui um papel fixado, mas o texto nele não é legível. Esse cenário reflete um ambiente de trabalho ou organizacional, onde questões importantes estão sendo discutidas

A ação contou com a participação de magistrados, secretários judiciais e assessores das comarcas de Imperatriz, João Lisboa, Açailândia, Montes Altos, Governador Nunes Freire e Estreito. 

A  presidente da Comissão de Assédio de 2º Grau, desembargadora Márcia Cristina Coêlho Chaves, a juíza membra da Comissão de 2º Grau, Isabella de Amorim Parga Martins Lago, e as servidoras Ana Maria Barbosa da Silva e Joyce Karolinny Negromonte Moreira, membras da Comissão de 1º Grau, conduziram as atividades.

Durante o evento, foram distribuídos "assediômetros" e realizada a dinâmica do círculo restaurativo, que promove a integração e o diálogo entre os participantes. A servidora Ana Maria Barbosa da Silva destacou a produtividade do encontro, ressaltando o engajamento dos participantes na construção de um ambiente de trabalho mais ético e respeitoso.

imagem mostra um grupo de pessoas em pé, formando um círculo e segurando pedaços de barbante que estão conectados entre si, formando uma estrutura semelhante a uma teia. Essa atividade parece ser um exercício de construção de equipe, provavelmente com o objetivo de promover a comunicação, a colaboração e a confiança entre os participantes. O ambiente é uma sala interna, com cadeiras de escritório e mesas ao fundo, sugerindo que a atividade está ocorrendo em um ambiente de trabalho ou de treinamento. Os barbantes conectando as pessoas simbolizam interconexão e trabalho em equipe, tornando o exercício visualmente e simbolicamente interessante para fortalecer a dinâmica de grupo

“A ação reforça o compromisso do TJMA com a prevenção e o combate ao assédio, demonstrando a preocupação do Poder Judiciário em promover um ambiente de trabalho digno e seguro para todos os seus servidores”, avalia a desembargadora Márcia Coêlho.

A Resolução n. 351/2020 do CNJ instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS