Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Mutirão promovido pela Justiça atende população em situação de rua neste sábado (15/3)

Esta edição do projeto PopRuaJud acontecerá no bairro do João Paulo

Publicado em 13 de Mar de 2025, 10h43. Atualizado em 13 de Mar de 2025, 15h18
Por Amanda Campos

Com o intuito de ampliar o acesso à Justiça, promover a inclusão social e resgatar a dignidade da pessoa humana, o Poder Judiciário do Maranhão em parceria com instituições irá atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, neste sábado (15/3), no Centro Social João Paulo II (bairro João Paulo, Rua Riachuelo, 681) das 8h às 12h.

Está será mais uma edição do projeto PopRuaJud que pretende garantir atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado à população em situação de rua. 

Durante o evento, serão oferecidos serviços de saúde e de cidadania na unidade móvel do TJMA (Ônibus PopRuaJud), uma iniciativa inédita no Judiciário do país, e no local da ação.

SERVIÇOS 

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se: Conciliação; Registro civil; Orientações jurídicas; Atendimento médico; Atendimento odontológico; Solicitação para emissão de documentos diversos; Doação de roupas; Banho solidário; Corte de cabelo; Café da manhã, dentre outros.

PARCERIA

A iniciativa conta com a parceria do Viva – Procon; da Defensoria Pública e da Secretaria de Estado da Saúde. Do Poder Judiciário do Maranhão participarão do evento a Chefia de Gabinete da Presidência; a Corregedoria do Foro Extrajudicial (Cogex); o Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur); o Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec) dentre outros.

POPRUAJUD

O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n.º 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.

AVISO DE PAUTA

O quê: Mutirão promovido pelo Judiciário atende população em situação de rua neste sábado (15/3)
Quando: Neste sábado (15/3) das 8h às 12h.
Onde: Centro Social João Paulo II (bairro João Paulo, Rua Riachuelo, 681) 
Serviços: Atendimentos de saúde e cidadania
 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS