Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa de ação do MPMA voltada a pessoas em situação de rua

Durante o evento, o Judiciário maranhense ofereceu serviços à população no ônibus PopRuaJud

Publicado em 23 de Jan de 2025, 15h30. Atualizado em 23 de Jan de 2025, 20h59
Por Ascom/TJMA

Mais de 60 pessoas em situação de rua foram atendidas, nessa quarta-feira (22/1), na Praça Deodoro, durante ação promovida pelo Ministério Público (MPMA) que contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Durante o evento “Mãos solidárias em defesa da população em situação de rua” -  que proporcionou serviços de saúde e de cidadania à população -  o Judiciário maranhense disponibilizou o ônibus PopRuaJud, com o intuito de ampliar o acesso à justiça às pessoas em situação de vulnerabilidade social, viabilizando atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado.

A iniciativa buscou fortalecer a política de atenção à população por meio da inclusão social e do resgate da dignidade da pessoa humana.

Foto colorida mostra várias pessoas em situação de rua em pé na Praça Deodoro, em São Luís. Ao fundo um ônibus do PopRuaJud do TJMA, durante ação social.

Para a coordenadora-geral do Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário do Maranhão, desembargadora Maria da Graça Amorim, o êxito das iniciativas de assistência à população em situação de rua em São Luís depende da colaboração entre as entidades públicas e do envolvimento ativo de toda a sociedade. 

“O trabalho conjunto entre o setor público e a comunidade não apenas potencializa os recursos disponíveis, mas também promove uma maior conscientização social sobre a importância da inclusão e do apoio a quem mais precisa. Essa sinergia é fundamental para criar soluções efetivas e duradouras que atendam às necessidades desses grupos vulneráveis”, pontuou.

A ação contou com o apoio de instituições vinculadas à rede de proteção aos direitos da população em situação de rua.

Participaram do evento o promotor de Justiça Marco Aurélio Fonseca; o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Marcelo Soares; além de servidores e servidoras da Justiça integrantes do Comitê e do Ministério Público.

Foto colorida mostra pessoas em pé conversando durante ação do PopRuaJud, na Praça Deodoro, dentre elas, a desembargadora Graça Martins que usa roupa rosa.

 

POPRUAJUD

O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n.º 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024


 

GALERIA DE FOTOS