Mais de 60 pessoas em situação de rua foram atendidas, nessa quarta-feira (22/1), na Praça Deodoro, durante ação promovida pelo Ministério Público (MPMA) que contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Durante o evento “Mãos solidárias em defesa da população em situação de rua” - que proporcionou serviços de saúde e de cidadania à população - o Judiciário maranhense disponibilizou o ônibus PopRuaJud, com o intuito de ampliar o acesso à justiça às pessoas em situação de vulnerabilidade social, viabilizando atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado.
A iniciativa buscou fortalecer a política de atenção à população por meio da inclusão social e do resgate da dignidade da pessoa humana.
Para a coordenadora-geral do Comitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário do Maranhão, desembargadora Maria da Graça Amorim, o êxito das iniciativas de assistência à população em situação de rua em São Luís depende da colaboração entre as entidades públicas e do envolvimento ativo de toda a sociedade.
“O trabalho conjunto entre o setor público e a comunidade não apenas potencializa os recursos disponíveis, mas também promove uma maior conscientização social sobre a importância da inclusão e do apoio a quem mais precisa. Essa sinergia é fundamental para criar soluções efetivas e duradouras que atendam às necessidades desses grupos vulneráveis”, pontuou.
A ação contou com o apoio de instituições vinculadas à rede de proteção aos direitos da população em situação de rua.
Participaram do evento o promotor de Justiça Marco Aurélio Fonseca; o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Marcelo Soares; além de servidores e servidoras da Justiça integrantes do Comitê e do Ministério Público.
POPRUAJUD
O PopRuaJud acompanha as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e Interseccionalidades, definidas pela Resolução CNJ n.º 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e funciona por meio de uma abordagem colaborativa que reúne diversos órgãos e instituições governamentais e da sociedade civil.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2024