Em alusão ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em novembro, a Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realizou, nessa quarta-feira (27), palestra sobre educação em diabetes, além de atividades de prevenção da doença. O evento, voltado para magistrados, magistradas, servidores, servidoras e colaboradores, ocorreu pela manhã na sala de treinamento do órgão.
Durante a palestra, a enfermeira, doutora em Saúde Coletiva e mestra em Ciências da Saúde, Adriana Guimarães Beckman, apresentou dados que mostram ser a diabetes um problema de saúde pública e a doença coloca o Nordeste (10.273 casos no ano de 2022) como a segunda região com o maior número de casos de amputações de membros inferiores (dedos, pés e pernas), perdendo apenas para o Sudeste (13.354). O Maranhão lidera a lista dos estados nordestinos em quantidade de amputações.
“Todos nós temos algum membro da família ou conhecemos alguém que tem diabetes”, afirmou Adriana Beckman. Ela garante que muitos casos de amputações poderiam ser evitados com a disseminação de informações sobre a doença, principalmente de medidas preventivas. Também disse que metade das pessoas que sofre com diabetes não sabe que tem a doença, segundo ela, porque não faz exames regularmente e desconhece os sintomas da doença como perda rápida de peso, muita sede e fome, fadiga, falta de sensibilidade nos pés, entre outros.
A enfermeira esclareceu sobre os tipos 1 e 2 da doença, diabete gestacional e pré-diabetes. Segundo a profissional, o mais comum é o tipo 2 (resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção), acomete 90% dos diabéticos e é genético.
A diabetes é causada pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina e é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares provocada pela falta de insulina ou na deficiência de sua ação. Pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no cérebro. Em casos mais graves, pode levar à morte.
Adriana Beckman apresentou sete passos de autocuidado para prevenir a diabetes ou para evitar complicações decorrentes da doença para quem já é diabético. Os cuidados são: alimentação saudável, atividade física regular, monitorar a glicemia, redução de riscos, uso de medicação, resolução de problemas e enfrentamento saudável da doença. A enfermeira alertou, ainda, para a atenção especial que as pessoas diabéticas devem dar aos pés porque a doença causa perda da sensibilidade dos pés resultando, muitas vezes, em ferimentos e até amputações.
A enfermeira ressaltou que em São Luís o Centro de Saúde do Bairro da Liberdade é a unidade básica de saúde que está sendo preparada para atendimento relacionado a diabetes (prevenção e cuidados).
Dia Mundial da Diabetes - comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. Foi criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.
Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa