A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), a convite do Centro de Ensino Profissionalizante (CEMP), realizou uma Roda de Diálogo com foco na prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres, com o programa “Homem Consciente”. A palestra ocorreu no dia 14 de agosto, para alunos do curso de electromecânica, na unidade da Cidade Operária.
O Programa tem o objetivo de sensibilizar e envolver o público masculino em diálogos sobre a prevenção de atos violentos nas relações íntimas de afeto, domésticas e familiares.
AGOSTO LILÁS
Já no dia 15, a Cemulher esteve na unidade do Maiobão, com o programa “Maria da Penha no Cotidiano” em alusão ao Agosto Lilás, com alunos e alunas do curso de enfermagem.
Esse programa foi lançado em 2014 pela Cemulher, que tem o objetivo de difundir informações relativas aos direitos das mulheres, previstos na Lei Maria Penha (Lei nº 11.340/2016), e de promover a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
As ações foram de extrema riqueza de conteúdos com opiniões e relatos e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
As atividades foram desenvolvidas pelo coordenador administrativo Arthur Darub, por meio de exibição de vídeo, dinâmica e reflexões a partir da escuta ativa das pessoas presentes.
PARCERIA
A empresa CEMP é parceira da Cemulher, por meio da adesão ao projeto “Valoriza Mulher”, que atua na mobilização das empresas, estimulando-as a desenvolverem ações e /ou projetos com foco na igualdade de gênero e no enfrentamento às violências contra as mulheres. Tem como público-alvo, empresas de pequeno, médio e grande porte que, anualmente, são reconhecidas pelo TJMA, recebendo estatueta e/ou placa intitulada “Valoriza Mulher”.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026