O Tribunal de Justiça, por meio da Comissões de Assédio, realizou a ação de combate ao assédio no São João, no stand localizado no Arraial do Ipem, em parceria com o Sindjus, Esmam, Corregedoria Geral de Justiça e Casa da Mulher Brasileira, dividindo o stand com o TRE/MA.
Essa ação, que faz parte do "Projeto Assédio Fere. Evite!", buscou tornar pública a existência da Comissão de Assédio no Poder Judiciário do Maranhão, demonstrando o cumprimento da determinação do CNJ e a preocupação do Judiciário em promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, sendo totalmente contra a toda prática assediadora e nociva à saúde do servidor(a), divulgando dessa forma, a referida prática feita através da entrega do assediômetro na entrada do arraial.
Esta ação foi mais uma forma de prevenção e disseminação de informação pelas Comissões de Assédio sobre a temática para além dos servidores (as), mas também como forma de transparência para toda a população.
A ação contou com a participação dos membros e membras da Comissão de Assédio do 1º Grau: as juízas Ariane Mendes Castro Pinheiro (membra presidente); Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva, Maria José França Ribeiro, Elaile Silva Carvalho; servidoras Ana Maria Barbosa da Silva, Joyce Karolinny Negromonte Moreira, Marjorye Cardoso Domiciano Santos. Membros e membras da Comissão de Assédio do 2º Grau: a juíza Isabella de Amorim Parga Martins Lago, servidores(as) Mariana Clementino Brandão, Thamires Chaves Mendes Almeida, Raimundo Nonato Ferreira e Marcelo Ricardo Cordeiro Cardoso.
Durante a ação, a juíza Elaile Silva Carvalho concedeu uma entrevista no estúdio do Imirante no Arraial do Ipem, no qual explanou que a Comissão de Assédio estava à disposição no arraial para orientação e informações não só para os próprios(as) servidores(as) quanto à prática do assédio e de como denunciar, como também direcionou outras pessoas que trabalham em outros locais como proceder em caso de assédio moral, sexual e da discriminação.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2023