Objetivando garantir transparência e eficiência, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Informática e Automação, procedeu ao desenvolvimento e implantação dos novos painéis de acompanhamento das Metas de Produtividade e do Índice de Conciliação (IC). Os painéis são parte integrante das iniciativas voltadas ao Prêmio CNJ de Qualidade 2024, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca incentivar a excelência na gestão judiciária. Os links estão disponíveis na página dos Painéis Estatísticos do Poder Judiciário.
O Prêmio CNJ de Qualidade visa reconhecer e incentivar os tribunais que adotam boas práticas de gestão e alcançam elevados níveis de produtividade e eficiência. A edição de 2024 traz novas categorias e critérios que reforçam a importância da inovação e da melhoria contínua no Judiciário brasileiro.
Os painéis foram desenvolvidos para fornecer uma visão detalhada e atualizada sobre o desempenho das diversas unidades judiciárias do estado. As ferramentas possibilitam um monitoramento contínuo das metas estabelecidas pelo CNJ, facilitando a identificação de áreas que necessitam de melhorias e promovendo uma cultura de accountability e eficiência.
ÍNDICE DE CONCILIAÇÃO (IC)
Além das metas de produtividade, o Índice de Conciliação (IC) também será monitorado de perto. O IC é um indicador que reflete a capacidade do Judiciário em resolver conflitos por meio de métodos alternativos, como a mediação e a conciliação.
O acompanhamento detalhado por meio do Painel do Índice de Conciliação visa aumentar a taxa de resolução amigável de litígios, reduzindo a sobrecarga processual e promovendo um ambiente mais pacífico e cooperativo.
CAPACITAÇÕES
Com a implementação dos novos painéis, o TJMA pretende realizar treinamentos com servidores, servidoras, magistrados e magistradas para garantir o pleno aproveitamento das ferramentas.Também serão estabelecidas rotinas de monitoramento e avaliação, com relatórios periódicos sobre o cumprimento das metas e o desempenho no Índice de Conciliação.
Agência TJMA de Notícias
(98) 984795345