Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário instala Ponto Digital em Morrinhos, povoado de Alto Parnaíba

Localidade que fica a 63 km da área urbana do município, é de difícil acesso e próximo à divisa com o Estado do Tocantins

Publicado em 13 de Mar de 2024, 8h04. Atualizado em 13 de Mar de 2024, 9h52
Por Márcio Rodrigo

“Com essa sala da Justiça, vamos deixar de gastar R$ 100,00 só de passagem, sem contar com alimentação e uma viagem de 124 km de ida e volta que demora quase cinco horas de ônibus”, com essa frase a lavradora Maria Domingas de Oliveira, moradora do Povoado Angico, avaliou a importância da chegada do Ponto de Inclusão Digital (PID) do Justiça de Todos no Povoado Morrinhos, o maior da zona rural do município de Alto Parnaíba, distante 1.034 km de São Luís.

O Ponto Digital em Morrinhos, instalado pelo Poder Judiciário do Maranhão nesta terça-feira (12/3), em parceria com o Município de Alto Parnaíba, vai atender além da comunidade local, os moradores dos povoados Espírito Santo, Angico, Salto, Capão, Campina, Cachoeira, e Bonfim, localizados em um raio de 30 km de distância de Morrinhos.

A solenidade de instalação contou com a participação do desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, do Tribunal de Justiça do Maranhão; da magistrada Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Inovação da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), representando o desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça; do juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara da Comarca de Balsas e respondendo pela Comarca de Alto Parnaíba; do prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Nunes Vieira; do vereador Nivaldo Filho, presidente da Câmara Municipal; do advogado Danilo Albuquerque, procurador-geral do município, além vereadores, secretários municipais, e da comunidade em geral.

O desembargador José Gonçalo frisou que o propósito do Justiça de Todos é “facilitar a vida das pessoas que residem em localidades distantes e de difícil acesso, como Morrinhos”. Durante sua fala, o magistrado também citou o exemplo de um atendimento que ocorreu por meio do Ponto Digital de São Pedro dos Crentes (comarca de Balsas), instalado pela Corregedoria em agosto de 2022, com a participação de uma testemunha que estava morando nos Estados Unidos. “Então essa mesma facilidade chegou para os moradores de Morrinhos e localidades próximas”, avaliou.

Povoado Morrinhos é localidade de difícil acesso em Alto Parnaíba 

A juíza Tereza Nina parabenizou a comunidade pela importante conquista, e lembrou que o “Justiça de Todos” alcança a marca recorde de 118 salas virtuais instaladas em todas as regiões do Estado. “Após levarmos o Justiça de Todos para as zonas urbanas de todas cidades maranhenses que não possuem fórum, o desembargador Froz Sobrinho, pioneiro dessa iniciativa no país, determinou que a Corregedoria garantisse, até o final da sua gestão, o maior número possível de Pontos Digitais em povoados da zona rural, aldeias indígenas e comunidades quilombolas, que agora terão amplo acesso aos serviços de todo o Sistema de Justiça”, lembrou a magistrada.

O juiz Douglas da Guia lembrou que os Pontos Digitais são de extrema importância, e citou exemplos da experiência na comarca de Balsas, onde é magistrado titular. “O Fórum de Balsas, já interligado aos seus quatro termos judiciários, avalia de forma muito positiva os resultados desse programa desenvolvido pelo Judiciário maranhense”, pontuou e também agradeceu ao prefeito Itamar Vieira, pela parceria, além de todas as outras pessoas que colaboraram para a implementação do Justiça de Todos em Morrinhos.

JUSTIÇA DE TODOS AVANÇA

Nesta quarta-feira (13/3), a Corregedoria vai instalar o 119º Ponto de Inclusão Digital, que será destinado aos moradores da zona rural da comarca de Balsas. A sala do Justiça de Todos será instalada em Batavo, povoado que fica localizado a 200 km da sede do município.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS