Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Caminhada Negra acontece sábado (18/11) em São Luís e mais 12 cidades

Evento da AMB será realizado em novembro em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Publicado em 16 de Nov de 2023, 12h00. Atualizado em 28 de Jun de 2024, 9h49
Por Ascom/TJMA

A III Caminhada Negra, edição 2023, organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), será realizada no próximo sábado (18/11) em 12 cidades brasileiras e na capital federal (25/11), com ampla mobilização em homenagem ao Dia da Consciência Negra - 20 de novembro. Em São Luís, a caminhada será das 9h às 11h. O ponto de encontro será em frente ao TJMA (Praça Pedro II-Centro), e o ponto final será na Casa do Tambor de Crioula (Rua da Estrela - Centro). 

O evento ocorrerá em 18 de novembro em Salvador, Belém, Macapá, São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Aracaju, Teresina, Belo Horizonte, São Luís, Olinda e Curitiba, com roteiros que contemplam a trajetória e o protagonismo do povo negro em pontos turísticos e culturais de cada uma das cidades. 

Em São Luís, o evento está sendo coordenado pelo juiz Marco Adriano Ramos Fonseca (vice-presidente da AMMA), com apoio do Instituto Da Cor ao Caso. O roteiro contemplará a Praça dos Poetas, seguindo pelo Palácio dos Leões, descida da Rampa da Capitania dos Portos, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua da Estrela, visita ao Museu do Reggae e encerrando no Museu do Tambor de Criola, em frente a Câmara dos Vereadores de São Luís, com encerramento às 11h.

Em Brasília, a III Caminhada Negra será em 25 de novembro coincidindo com a realização do 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e o 3º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd).

De acordo com o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, o evento é histórico e busca chamar atenção para a grande contribuição da população negra ao país. 

“A Caminhada Negra se tornou um evento consolidado no calendário da Magistratura brasileira e nosso objetivo é, a cada ano, ampliar o alcance e a representatividade, ajudando a despertar a consciência sobre a grande importância da herança do povo negro para todos nós e o quanto precisamos avançar nessa temática”, comentou o Presidente da Entidade.

Para o Diretor de Igualdade Racial da AMB e Vice-Presidente da AMMA, Juiz Marco Adriano Fonseca, o evento vai celebrar um grande “reencontro com a ancestralidade que atravessa nossas histórias”.

Segundo o Magistrado, a III Caminhada Negra é aberta à participação de todos independentemente de cor e etnia. Nos encontros, magistrados(as) e seus familiares são convidados a conhecer, em cada uma das 14 cidades, um roteiro turístico-cultural que visibiliza as contribuições históricas da população negra à sociedade, a partir da visitação a pontos turísticos e manifestações culturais. 

Com abrangência mais ampla no território nacional, a expectativa é que esta terceira edição seja a maior em comparação às edições anteriores. 

“Ressaltamos a importância da participação dos colegas associados e associadas, independentemente de qual cor ou etnia a que pertençam, pois será uma experiência transformadora, apresentando as cidades a partir de um novo olhar e uma nova perspectiva, com ênfase na positividade e nas potencialidades que essa população conferiu ao nosso país, trajetórias estas muitas vezes invisibilizadas e desconhecidas do público em geral”, acrescenta o Diretor.

Para participar, basta acessar este link e preencher o formulário. É importante destacar que as vagas são limitadas.

Para denúncias contra discriminação racial clique aqui.

SERVIÇO

III Caminhada Negra

Data: - 18/11 (12 cidades) e 25/11 (Brasília)

Em São Luís:

15 vagas

Trajeto: a pé - 9h às 11h

Ponto de Encontro:  Frente do TJMA, às 8:30h (Praça Pedro II - Centro)

Ponto final:  Casa do Tambor de Crioula (Rua da Estrela, Centro)

Com informações da ASCOM da AMB 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS