Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Itapecuru recebe projeto Saúde e Qualidade de Vida

O intuito do projeto é estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida

Publicado em 4 de Jul de 2023, 14h00. Atualizado em 6 de Jul de 2023, 11h27
Por Ascom/TJMA

Servidores e servidoras da Comarca de Itapecuru-Mirim participaram, nos últimos dias 29 e 30 de junho, do projeto “Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", promovido pelo Tribunal de Justiça (TJMA) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A ação foi realizada por meio da Diretoria de Recursos Humanos, da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial do TJMA.

A iniciativa - que visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que podem proporcionar qualidade de vida - integra o projeto TJMA Sustentável, desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário, no quesito Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), eixo Saúde.

Durante a abertura do evento, a chefa da Divisão Psicossocial do TJMA, Raissa Braúna Borges, ressaltou a importância da iniciativa para o bem-estar e a qualidade de vida de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Judiciário. "O programa Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho vem para otimizar as ações já existentes no TJMA, levando assistência à saúde e valorizando quem tanto contribui para a Justiça do nosso Estado", pontuou.

Foto colorida horizontal de profissionais do TJMA em pé em uma sala do Fórum durante o projeto Qualidade de Vida, em Itapecuru-Mirim, conversando com servidores e servidoras sentados.

O juiz titular de Itapecuru-Mirim, Celso Serafim, também participou da abertura, enfatizando a relevância do projeto ao levar essas atividades para a comarca, agradecendo a disponibilidade das equipes da UFMA e do TJMA .

Durante esta edição do projeto, foram realizados em média 90 atendimentos, incluindo atividades multidisciplinares nas áreas de educação física, nutrição, fisioterapia e psicologia.

As atividades no Fórum de Itapecuru-Mirim foram conduzidas por profissionais da UFMA e do TJMA. Do Tribunal de Justiça, além da servidora Raíssa Braúna, também estiveram presentes José Henrique Santos Sá (Divisão Médica e Odontológica do Fórum de São Luís) e Alessandra de Jesus Pinheiro (Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial). A ação também contou com escuta psicológica, nos dois dias (manhã e tarde), com a psicóloga Alynne Lima.

As atividades de Educação Física foram comandadas pelo professor doutor Christian Cabido, pelo professor doutor Cristiano Mostarda e pelo professor doutor Mário Sevilio. A área de Nutrição foi comandada pela professora doutora Isabela Calado e a área de Fisioterapia pelo professor doutor Flávio Pires.

ATIVIDADES

Visando à promoção do bem-estar, foram desenvolvidas, na Comarca de Itapecuru-Mirim, atividades multidisciplinares nas áreas de educação física, nutrição e psicologia. Foram disponibilizados serviços de medição de peso corporal, estatura, composição corporal (percentual de gordura e massa magra); pressão arterial sistólica e diastólica; frequência cardíaca; avaliação, classificação e prognóstico realizado pela Educação Física; aulas coletivas de alongamento, ginástica laboral e conscientização para os benefícios da prática de atividade física, bem como estímulo à adoção de hábitos de vida saudáveis.

Já entre as ações voltadas à fisioterapia, fizeram parte da programação avaliação de postura, flexibilidade e movimentos. Na área da nutrição, foram ofertados serviços de avaliação e diagnóstico nutricional e orientação nutricional.

PARCERIA

Foto colorida horizontal posada de profissionais do TJMA em pé em uma sala do Fórum durante o projeto Qualidade de Vida, em Itapecuru-Mirim.

A parceria entre o TJMA e a UFMA tem como objetivo dar continuidade à ação conjunta das duas instituições e melhorar a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as) visando integrar e otimizar as ações já existentes no Poder Judiciário, o que possibilitará a elaboração de planos de ações para a realização de intervenções sistemáticas nas condições de saúde mapeadas que possam refletir em prejuízos à saúde do(a) servidor(a)/magistrado(a) e a UFMA terá disponível dados que poderão ser utilizados no incremento de sua produção científica.

As atividades pretendem alcançar, neste ano, as comarcas de Imperatriz, Chapadinha, Balsas, Presidente Dutra e São José de Ribamar. O público-alvo é formado por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores do TJMA. O projeto já foi desenvolvido, neste ano, na comarca de Pinheiro nos dias 31/5 e 1º/6.

CONFIRA AS DATAS DAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:

Comarca de Imperatriz - 26/7/23 e 27/7/23
Comarca de Chapadinha - 17/8/23 e 18/8/23
Comarca de Balsas - 21/9/23 e 22/9/23
Comarca de Presidente Dutra - 26/10/23 e 27/10/23
Termo Judiciário de São José de Ribamar - 23/11/23 e 24/11/23

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

 

GALERIA DE FOTOS