O projeto “Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho", fruto de convênio entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Recursos Humanos, da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e da Divisão Psicossocial, e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), chega a cidade de Itapecuru-Mirim, nesta quinta-feira (29/6) e sexta-feira (30/6). A iniciativa visa estimular a prática de exercícios físicos e difundir os benefícios que eles podem proporcionar à qualidade de vida.
A parceria tem como objetivo dar continuidade à ação conjunta das duas instituições e melhorar a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as), visando integrar e otimizar as ações já existentes no Poder Judiciário, o que possibilitará a elaboração de planos de ações para a realização de intervenções sistemáticas nas condições de saúde mapeadas que possam refletir em prejuízos à saúde do(a) servidor(a)/ magistrado(a) e a UFMA terá disponível dados que poderão ser utilizados no incremento de sua produção científica.
O público-alvo é formado por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do TJMA. A iniciativa integra o projeto TJMA Sustentável, desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental do Judiciário, no quesito Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), eixo Saúde.
Visando à promoção do bem-estar serão desenvolvidas atividades multidisciplinares na área de educação física, nutrição e psicologia. Entre os serviços disponibilizados estão: medição de peso corporal, estatura, composição corporal (percentual de gordura e massa magra); pressão arterial sistólica e diastólica; frequência cardíaca; força de preensão manual; avaliação, classificação e prognóstico realizado pela Educação Física; aulas coletivas de alongamento, ginástica laboral e conscientização para os benefícios da prática de atividade física, bem como estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Já entre as ações voltadas à fisioterapia, estão: a avaliação de postura, flexibilidade e movimentos. Na área da nutrição serão ofertados a avaliação e diagnóstico nutricional e a orientação nutricional.
Quanto ao atendimento psicológico, serão disponibilizados os serviços de roda de conversa com abordagem de temas acerca da saúde mental, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho; além de escuta psicológica individual sob demanda espontânea.
ABERTURA
A primeira edição do projeto “Saúde e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho" ocorreu na Comarca de Pinheiro, nos dias 31/5 e 1º/6.
Participaram do evento cerca de 50 servidores e servidoras do Fórum de Pinheiro, além do diretor do Fórum, juiz Carlos Alberto Matos Brito, e da juíza Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva.
ORIENTAÇÕES
Os servidores que participarão das ações de educação física, nutrição e fisioterapia deverão vestir roupas leves (roupas de academia), evitar atividade física vigorosa no dia da avaliação e ter em seu smartphone aplicativo de leitura de QRcode. Além disso, é indispensável que o seu celular esteja com a bateria carregada.
CONFIRA AS DATAS DA PRÓXIMAS EDIÇÕES:
Comarca de Imperatriz - 27/7/23 e 28/7/23
Comarca de Chapadinha - 17/8/23 e 18/8/23
Comarca de Balsas - 21/9/23 e 22/9/23
Comarca de Presidente Dutra - 26/10/23 e 27/10/23
Termo Judiciário de São José de Ribamar - 23/11/23 e 24/11/23
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370