Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Magistradas do TJMA participam de palestra sobre a importância do autoconhecimento

Evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em 17 de Mar de 2025, 10h54. Atualizado em 17 de Mar de 2025, 14h37
Por Asscom ESMAM

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) promoveu, a palestra A importância do autoconhecimento para o fortalecimento da própria identidade. O evento, realizado no Hotel Blue Tree, no dia 15 de março, reuniu desembargadoras e juízas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para uma reflexão sobre os desafios da saúde mental e a importância do autocuidado.

A palestra foi conduzida pela psicóloga Fábia Carla de Castro Alves. Durante o encontro, as participantes refletiram sobre o autoconhecimento, os desafios das múltiplas jornadas das mulheres e a necessidade de estabelecer limites e preservar a individualidade.

Fábia Carla enfatizou que a identidade é essencial para a saúde mental e que conhecer a si mesma é um processo fundamental para equilibrar os diferentes papéis desempenhados ao longo da vida. "A identidade é a armadura da saúde mental. Para tanto, se faz necessário o processo do autoconhecimento para entender quais são as próprias necessidades que perpassam os vários papéis que a mulher possui dentro de suas individualidades", disse.

Para a psicóloga, é necessário compreender os próprios limites e comunicá-los nas relações. "Não podemos cuidar só da nossa superfície, senão tenderemos a nos encaixar em 'padrões' que não nos representam. É preciso saber quem somos para fazer os contornos necessários para nossas vidas, entendendo o que nos traz leveza, respeito e autonomia", afirmou.

 

 

A desembargadora Sônia Marial, diretora da ESMAM, ressaltou a importância do evento como um espaço de troca e aprendizado: "Este momento foi pensado para acolher e fortalecer nossas magistradas. Precisamos nos apoiar mutuamente e construir um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado", finalizou, acrescentando que a palestra faz parte de um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento humano e institucional da magistratura maranhense, com a promoção de iniciativas que valorizam o papel das mulheres no Judiciário e na sociedade. 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam

(98) 2055 2800

GALERIA DE FOTOS