Poder Judiciário/Vice-Presidência/Mídias/Notícias
Vice-Presidência e COACE unem esforços para aprimorar gestão de precedentes no Judiciário maranhense
Iniciativa pretende fortalecer a observância de precedentes e acompanhar a efetiva implementação de teses firmadas pelos tribunais superiores
Visando o aprimoramento da cultura de precedentes no Judiciário maranhense, a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE) realizaram, nesta quarta-feira (12/8), reunião estratégica para discutir a estruturação de uma iniciativa voltada à gestão de precedentes qualificados. O encontro também abordou a política institucional de Gestão de Precedentes Qualificados no âmbito da Gestão por Produtividade Judiciária (GPJ).
A proposta de um modelo de governança está sendo construída com base em dados objetivos, transparência, melhoria contínua, cooperação institucional e utilização estratégica das informações produzidas pelo Tribunal. A iniciativa busca acompanhar a efetiva implementação das teses firmadas pelos tribunais superiores.
A perspectiva é que a ação contribua para uma atuação mais uniforme do Judiciário, fortalecendo a segurança jurídica e a adequada aplicação dos entendimentos consolidados pelos tribunais superiores.
A iniciativa também está relacionada à Gestão por Produtividade Judiciária (GPJ), com a perspectiva de considerar, além dos indicadores quantitativos, aspectos qualitativos relacionados à gestão processual e à observância dos precedentes qualificados.
O vice-presidente do TJMA, desembargador Gervásio Santos, ressaltou que a iniciativa integra uma série de projetos desenvolvidos pela atual gestão com o objetivo de consolidar a cultura de precedentes no Judiciário maranhense.
"Está entre as nossas prioridades fortalecer a cultura de precedentes, para que sejam efetivamente observados por magistrados e magistradas e contribuam para uma maior segurança jurídica aos jurisdicionados. Além disso, a iniciativa que estamos estruturando junto ao COACE busca aliar produtividade e qualidade na prestação jurisdicional, em benefício de todos os maranhenses", afirmou.
O magistrado destacou, ainda, que o trabalho desenvolvido pelo TJMA na área de gestão de precedentes já vem sendo reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que convidou uma equipe do Tribunal para participar do programa "Imersão: Precedentes na Prática - Intercâmbio de informações sobre gestão de precedentes entre o STF, o STJ e Tribunais". A iniciativa promove a troca de experiências entre instituições do sistema de Justiça sobre mecanismos relacionados à gestão e à aplicação de precedentes.
A assessora-chefe do Gabinete do desembargador Gervásio Santos, Renata Mônica, que acompanha a iniciativa desde sua concepção, destacou a importância de considerar conjuntamente indicadores qualitativos e quantitativos.
Segundo ela, o trabalho não deve se limitar aos índices de produtividade, mas contemplar também aspectos relacionados à gestão processual, permitindo uma análise mais ampla dos resultados alcançados e dos impactos da atuação jurisdicional.
O juiz Márcio Castro Brandão, coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, ressaltou a importância de ajustes e refinamentos no modelo em construção e destacou a relevância de iniciativas que fomentem a cultura de precedentes nos dois graus de jurisdição.
A estruturação do modelo integra as ações da Vice-Presidência voltadas ao aprimoramento da gestão de precedentes e à disseminação de uma cultura de observância das teses qualificadas, com foco na uniformidade da prestação jurisdicional e na segurança jurídica.
Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Anderson Sobral; a assessora de Planejamento e Gestão Estratégica, Bianca Soares; a assessora técnica de Planejamento e Pesquisa, Victoria Bezerra; e o chefe da Divisão de Gestão de Dados e Estatística, Maycon Silva.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
- Desembargador: Magistrado que atua na 2ª instância do Tribunal de Justiça.
- Gabinete: Sala onde o juiz toma decisões e trabalha no processo.
- Juiz: A pessoa que decide o que a lei diz sobre os casos que lhe são apresentados na 1ª instância.
- Magistrado: Palavra usada para se referir a juiz ou desembargador.
- STF: Sigla para Supremo Tribunal Federal. Tribunal mais alto do Judiciário no Brasil, responsável por interpretar a Constituição.
- STJ: Sigla para Superior Tribunal de Justiça. Tribunal responsável por interpretar as leis federais (não relacionadas diretamento à Constituição) e uniformizar sua aplicação no país.
GALERIA DE FOTOS
Vice-Presidência
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
10/09/2026
Contribuições ao anteprojeto do novo Regimento Interno podem ser enviadas até sexta-feira (11/9)
-
04/09/2026
Ações sobre empréstimos consignados seguem suspensas até julgamento de recursos excepcionais
-
01/09/2026
Prazo para contribuições ao anteprojeto do novo Regimento Interno encerra no dia 11
-
04/09/2026
Vice-Presidência disponibiliza painel que automatiza acompanhamento da produtividade dos gabinetes
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
28/08/2026
Comissão Gestora define novas ações para fortalecer cultura de precedentes
-
24/08/2026
TJMA se destaca na gestão de precedentes entre tribunais do país
-
18/08/2026
TJMA participa de imersão sobre gestão de precedentes no STF e no STJ
-
08/07/2026
Destaques semanais de precedentes dos Tribunais Superiores são divulgados pelo TJMA

