Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA lança Plano Anual de Atuação em Processos para 2026 e reforça alinhamento estratégico

Publicado em 19 de Jan de 2026, 11h00. Atualizado em 19 de Jan de 2026, 10h31
Por Asscom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Gestão de Processos Institucionais (NGPI), vinculado à Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (Coace/TJMA), publicou o Plano Anual de Atuação em Processos Organizacionais do Poder Judiciário (PAAPO) para o exercício de 2026. O documento define as prioridades para os projetos de melhoria de fluxos de trabalho e a institucionalização de processos de diversas unidades do tribunal por meio de atos normativos próprios que contemplam tanto o(s) diagrama(s) dos respectivos processos e subprocessos elaborados quanto dos manuais.

Todos os mapas (também conhecidos como diagramas ou fluxos) elaborados são disponibilizados para consulta pública no repositório de processos institucionais, que pode ser acessado no Portal da Estratégia da COACE

Entre as unidades contempladas com projetos de modelagem este ano estão a Coordenadoria de Saúde e suas respectivas Divisões Médica, Odontológica e Psicossocial; a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ); a Corregedoria-Geral da Justiça por meio da sua Coordenadoria de Processos Administrativos Disciplinares; a Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), a Diretoria Administrativa por meio da sua Coordenadoria de Gestão de Contratos; e a Diretoria de Engenharia e Arquitetura – DEA, por meio da Coordenadoria de Manutenção Predial - CMP.

Segundo a gestora do NGPI, Vanessa Gomes, o objetivo central é garantir que a operação do tribunal esteja em total conformidade com a Cadeia de Valor (CV) e os objetivos estratégicos vigentes da instituição. “Além dos mapeamentos, o plano prevê a aplicação de uma pesquisa de maturidade em processos no segundo semestre e a oferta de cursos e palestras sobre o tema, tanto presenciais como auto-instrucionais pela plataforma EAD da ESMAM”, explica.

Acesse aqui o Plano Anual de Atuação em Processos Organizacionais - PAAPO
Acesse aqui o repositório de processos institucionais

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS