Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Escritor e artista plástico Aníbal Vital lança livro de crônicas e abre exposição de arte

GALERIA DO FÓRUM DE SÃO LUÍS

Publicado em 5 de Dez de 2024, 15h51. Atualizado em 5 de Dez de 2024, 16h03
Por Valquíria Santana

Com noite de autógrafos e abertura de exposição artística, foi lançado nessa quarta-feira (04), na Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), o livro “A Voz das Cores de Aníbal Vital”, que reúne 21 crônicas do escritor e artista plástico. Durante o evento, que reuniu amigos, familiares e demais convidados, foi aberta também a exposição com as 21 telas do autor, que ilustram o livro. A exposição fica em cartaz até o dia 19 deste mês e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Ao fazer a apresentação do autor, o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Lourival Serejo, desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que escreveu o prefácio do livro, disse ser um admirador do trabalho de Aníbal Vital. “Ele tem a capacidade de ser um artista com tantos admiradores; é o produto da sua capacidade de cativar pessoas”, afirmou. “Conheci Aníbal sendo seu paciente. Mas logo as consultas tornaram-se diálogos de arte, literatura e curiosidades. Não demorou para perceber que estava diante de uma pessoa diferente. Então veio a amizade”, acrescentou.

Em sua fala sobre o autor de “A Voz das Cores de Aníbal Vital”, o presidente da AML ressalta que a decisão do escritor e artista plástico de unir pintura e crônica não surgiu por acaso. “Ambas as formas de expressão compartilham o privilégio de saber captar os detalhes e transformá-los em arte, de revelar o que há de extraordinário no aparentemente comum. Se as pinturas capturam a luz que ilumina as flores e as paisagens em determinado instante, as crônicas revelam o que é invisível para o observador comum”, afirmou. Lourival Serejo também ressaltou que a base de toda a inspiração do autor veio do exercício de sua profissão como médico e humanista. “Vivenciou muitos dramas e teve em suas mãos muitas histórias e as esperanças dos seus pacientes”.

Aníbal Vital falou sobre a emoção de reunir, no lançamento do seu primeiro livro, pessoas que admiram seu trabalho literário e artístico, colegas de profissão, familiares e pacientes de consultório médico que também se tornaram seus amigos. Ele destacou a presença, na solenidade, do arquiteto e urbanista Itamar Monteiro Nunes, que foi seu professor de desenho e pintura por longos anos, no Asilo de Mendicidade de São Luís. “Ao meu mestre, um agradecimento especial. Tive a sorte de ter tido um mestre rigoroso”, afirmou. Vital disse ter tido muitos professores que lhe ensinaram as cores, a forma e a luz, para que ele chegasse ao trabalho que desenvolve hoje. Também agradeceu o convite que recebeu da diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, para a exposição na galeria de arte do órgão, e o incentivo do desembargador Lourival Serejo para que escrevesse o livro.

Andrea Lago lembrou que a Galeria de Arte Celso Antônio de Menezes, no Fórum de São Luís, é responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). A magistrada disse que o órgão integra o roteiro cultural da cidade, como espaço de fomento à arte nas suas várias expressões.

“A Voz das Cores de Aníbal Vital” também dá nome à exposição de obras pintadas com a técnica óleo sobre tela. O trabalho do artista é dominado por flores, pássaros e paisagens, além de um nu feminino, fazendo alusão à energia feminina, à energia criadora. Para cada quadro o livro traz uma crônica.

Nascido em São Luís (MA), Aníbal Vital é médico reumatologista e já realizou várias exposições. O artista conta que começou a pintar há cerca de 18 anos. “Meu assistente errou a agenda do consultório e eu fui passear a esmo no Centro Histórico de São Luís e acabei, por acaso, me matriculando em uma escola de pintura”, lembrou. Sobre o trabalho literário, o escritor ressalta que tem muito material e que já está escrevendo um livro de ficção com o título “O duque de Or”.

Confira mais fotos aqui.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís 

 

GALERIA DE FOTOS