Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Fórum de São Luís realiza Campanha Dezembro Vermelho nesta segunda (09)

HIV/AIDS E DEMAIS IST

Publicado em 5 de Dez de 2024, 13h01. Atualizado em 5 de Dez de 2024, 13h05
Por Valquíria Santana

A Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realiza, nesta segunda-feira (09), a Campanha Dezembro Vermelho, mês de mobilização de luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As atividades ocorrerão das 9h às 16h, no hall térreo do órgão. Serão oferecidos autoteste de HIV, testagem rápida de hepatite e sífilis, serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, orientação acerca do tema da campanha e entrega de preservativos (camisinhas).

A chefe da Divisão Médica, Ruth Rebeca Pereira, disse que o objetivo é sensibilizar as pessoas quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV/Aids e ISTs, além da evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. As atividades do Dezembro Vermelho são voltadas para magistrados, magistradas, servidores, servidoras e colaboradores e ao público em geral.

Os profissionais e acadêmicos da área da saúde conversarão com as pessoas acerca da prevenção de HIV/Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis e também orientarão sobre onde e como buscar atendimento para o diagnóstico e o tratamento.

O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Em 2017, o governo federal publicou a Lei n° 13.504, que instituiu a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids, movimento chamado Dezembro Vermelho. A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Adotada no mês de dezembro, a cor vermelha está ligada ao laço vermelho, símbolo internacional da luta contra a Aids. O laço, criado em 1991 por um grupo de artistas de Nova York, representa solidariedade e apoio às pessoas vivendo com HIV/Aids.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS