Poder Judiciário/Mídias/Notícias
TJMA promove nova edição do Vagão da Conciliação nos dias 8 e 9/10
O projeto realiza audiências de conciliação no trem da Vale, atendendo os passageiros durante a viagem
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizará nova edição do projeto Vagão da Conciliação nos dias 8 e 9 de outubro, oferecendo atendimentos gratuitos para a solução consensual de questões pré-processuais, por meio do diálogo e da formalização de acordos. O Vagão da Conciliação, que ocorre em parceria com a empresa Vale, atenderá passageiros que viajam pela Estrada de Ferro Carajás no percurso entre São Luís e Açailândia.
A iniciativa é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Costa Nina.
Nesta edição, serão realizados atendimentos voltados exclusivamente para demandas pré-processuais, ou seja, casos que ainda não possuem processo judicial. A iniciativa busca incentivar a cultura da conciliação e da pacificação de conflitos, permitindo que as partes construam soluções consensuais antes da judicialização.
PERCURSO
Na quinta-feira (8/10), os atendimentos ocorrerão ao longo do percurso entre São Luís e Açailândia, das 8h às 17h30. Já na sexta-feira (9/10), a ação será realizada no trajeto de retorno, de Açailândia a São Luís, das 12h30 às 22h. Além das cidades de partida e chegada, o trem fará paradas em municípios maranhenses como Arari, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu, transportando, em média, mil passageiros por viagem.
AGENDAMENTO
O agendamento prévio de audiências para o Vagão da Conciliação pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou por meio de formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. Os atendimentos serão destinados a questões pré-processuais, conforme a proposta desta edição do projeto.
SERVIÇO
O QUÊ: Projeto Vagão da Conciliação
QUANDO: 8 e 9/10
8/10 - percurso entre São Luís e Açailândia, das 8h às 17h30
9/10 - trajeto de retorno, de Açailândia a São Luís, das 12h30 às 22h
ONDE: Trem da Vale
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024
GALERIA DE FOTOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
16/10/2026
7ª Corrida do TJMA acontece neste sábado (17/10), na Avenida Litorânea
-
16/10/2026
Casa Menino Jesus comemora o Dia das Crianças
-
16/10/2026
Desembargadora Maria do Socorro Mendonça Carneiro é a plantonista de 2º Grau neste fim de semana
-
16/10/2026
Workshop define cronograma do Planejamento Estratégico do Judiciário para 2027-2032
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
16/10/2026
Conciliação do TJMA atenderá gratuitamente em Igarapé Grande, Poção de Pedras, Lago da Pedra e Pio XII
-
16/10/2026
TJMA leva conciliação à terra da Balaiada e fortalece cultura de paz
-
14/10/2026
Mutirão Bancário de Conciliação viabiliza mais de R$ 631 mil em acordos
-
13/10/2026
Conciliação do TJMA vai fazer acordos em Igarapé Grande, Poção de Pedras, Lago da Pedra e Pio XII

