Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA e Hemomar realizam campanha de doação de sangue no Fórum de São Luís

Ação ocorreu no auditório do Fórum e contou com a participação de magistrados/as e servidores/as do Judiciário maranhense

Publicado em 31 de Ago de 2026, 9h20. Atualizado em 31 de Ago de 2026, 12h21
Por Ascom/TJMA

Com o intuito de fortalecer a cultura da empatia, do cuidado e da responsabilidade social, além de contribuir para a manutenção dos estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Divisão Psicossocial e da Coordenadoria de Saúde, realizou Campanha de Doação de Sangue, na sexta-feira (28/8), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

A iniciativa, que contou com a participação de magistrados/as, servidores/as, estagiários/as, residentes e colaboradores/as do Poder Judiciário maranhense, também estimulou a participação do público em geral.

A coordenadora de saúde do TJMA, Camila Buna, destacou que a doação de sangue é uma das ações solidárias mais nobres e transformadoras que se pode exercer. Ela também ressaltou que cada bolsa arrecadada na ação, em parceria com o Hemomar, tem o poder de renovar a esperança de até quatro pessoas.

Para a Coordenadoria de Saúde, promover iniciativas como essa é essencial, pois compreendemos que nossa missão vai além da rotina institucional: envolve o cuidado integral do ser humano e a reafirmação do compromisso social do Judiciário com a preservação da vida e o fortalecimento da rede pública de saúde", disse.

Para a assistente social do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, Beatriz Rodrigues, a parceria com o Judiciário maranhense fortalece a modalidade de coleta externa adotada pelo Hemomar e contribui para repor o estoque de sangue.

A coleta externa é uma modalidade em que nós trazemos uma equipe multidisciplinar para determinado local e realizamos a campanha de doação de sangue, isso garante mais facilidade para os doadores, especialmente para as pessoas também que estão trabalhando. Essa iniciativa favorece o estoque e também garante comodidade para os doadores", afirmou.

Foi a primeira vez que a servidora da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Maria Clara Nogueira, realizou a doação. Ela contou que sempre teve vontade de doar sangue e que a iniciativa do TJMA facilitou esse desejo ao trazer a campanha para perto da rotina de trabalho.

Fiquei bem feliz. Foi só descer bem rapidinho e fazer a minha parte. Como estou doando pela primeira vez, não sabia que a doação era tão rápida. Saio daqui muito satisfeita em saber que estou ajudando o próximo. Espero que tenham mais iniciativas como essa", declarou.

Diferente de Maria Clara, a servidora da Diretoria de Recursos Humanos, Renata Gedeon, já é doadora desde 2021. Ela destacou que o fato de ser doadora universal (tipo sanguíneo O negativo) a motivou a ajudar as pessoas que mais precisam. Renata reforçou ainda a importância da ação do TJMA para sensibilizar a comunidade judiciária sobre a doação.

O que me motiva é a vontade de ajudar as pessoas, eu sei que tem períodos em que o Hemomar está precisando e muitas pessoas têm medo de doar, então essa é uma oportunidade para as pessoas conhecerem como funciona a doação de sangue e contam, ainda, com a facilidade de doar no local de trabalho", frisou.

HEMOMAR

Para ser um doador voluntário, procure o Hemomar:

Local: Rua 5 de Janeiro, s/n - Jordoa (São Luís)

Contato: (98) 98253-0033

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

Glossário
  • Poder Judiciário: Poder do Estado responsável por julgar conflitos e aplicar as leis.
  • Vara: Setor da 1ª instância do tribunal que organiza os processos, cumpre as determinações dos juízes, e realiza todos os atos para garantir o andamento correto dos casos, como publicar decisões, dar certidões e expedir documentos, entre outros.

GALERIA DE FOTOS