Poder Judiciário/Mídias/Notícias
Conciliação Itinerante segue com atendimentos em Tutóia nesta quarta-feira (19/8)
O ônibus do projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) estacionou em Tutóia nesta terça-feira (18/8) e deu início a uma série de atendimentos voltados à população da comarca. A iniciativa, coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina, integra a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos de interesses, instituída pela Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Logo no primeiro dia, diversas demandas foram solucionadas de forma rápida e resolutiva. Entre elas, o caso de Antonio Caldas e Salvina da Conceição, que conviviam há 16 anos e aproveitaram a oportunidade para formalizar a união estável perante a Justiça. Moradores do bairro Comum, eles souberam da chegada do projeto pelas redes sociais e destacaram a agilidade do atendimento.
O projeto chegou em uma boa hora. Conseguimos formalizar nossa união perante a Justiça. Tudo muito rápido e de forma resolutiva", afirmou Antonio Caldas, que aparece ao lado da sua companheira, Salvina da Conceição, no centro da imagem abaixo, segurando o documento que formaliza a união estável do casal.

O juiz Huggo Alves Albarelli (à direita na imagem acima), titular da 2ª Vara de Tutóia, recém-instalada, visitou as dependências do ônibus e agradeceu ao TJMA pela parceria, ressaltando que a iniciativa contribui para impulsionar e concluir diversos processos em andamento na comarca.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Durante os atendimentos, a população pode buscar soluções para casos de divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, regulamentação de guarda, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade, investigação de paternidade com coleta de DNA e negociação de dívidas com lojistas locais.
Os atendimentos prosseguem nesta quarta-feira (19/8), das 8h às 17h, na Avenida Paulino Neves, nº 265, em frente à Praça da Família. O agendamento prévio de audiências pode ser feito pelo WhatsApp do Nupemec, no número (98) 2055-2283 ou no local.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
- Comarca: Divisão que organiza territorialmente a atuação da Justiça. Cada comarca tem um tribunal ou fórum responsável por julgar os processos e atender as pessoas daquela região.
- Desembargador: Magistrado que atua na 2ª instância do Tribunal de Justiça.
- Juiz: A pessoa que decide o que a lei diz sobre os casos que lhe são apresentados na 1ª instância.
- União Estável: Relação pública e duradoura entre duas pessoas com o objetivo de constituir família, garantindo direitos e deveres semelhantes aos do casamento.
- Vara: Setor da 1ª instância do tribunal que organiza os processos, cumpre as determinações dos juízes, e realiza todos os atos para garantir o andamento correto dos casos, como publicar decisões, dar certidões e expedir documentos, entre outros.
GALERIA DE FOTOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
11/09/2026
TJMA empossa 34 novos juízes e juízas e somará 375 magistrados em atuação no Primeiro Grau
-
11/09/2026
Observatório em Movimento inicia ações em quilombo de Bacabal
-
11/09/2026
TJMA divulga resultado preliminar da 6ª edição do Eixo Geral do Programa Meritus
-
11/09/2026
Conciliação Itinerante vai atender a população de Santa Luzia do Paruá, Bom Jardim e Santa Inês
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
11/09/2026
Conciliação Itinerante vai atender a população de Santa Luzia do Paruá, Bom Jardim e Santa Inês
-
11/09/2026
Vagão da Conciliação garante divórcio de passageiro após oito anos de separação
-
10/09/2026
Judiciário maranhense desenvolve plano de expansão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos
-
09/09/2026
Vagão da Conciliação oferece atendimentos gratuitos à população nos dias 10 e 11/9

