Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante agiliza acordos entre consumidores e 18 lojas em Coroatá

Ação do TJMA volta a atender nesta terça-feira, 21, no município. Depois segue para Timbiras, no dia 22, e Peritoró, nos dias 23 e 24, oferecendo atendimentos gratuitos

Publicado em 21 de Jul de 2026, 7h46. Atualizado em 21 de Jul de 2026, 16h42
Por Paulo Lafene

O programa Conciliação Itinerante, ação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec/TJMA), agilizou acordos entre consumidores e representantes de 18 lojas, nessa segunda-feira (20/3), primeiro dia na Comarca de Coroatá, a 247 km de São Luís. O atendimento do projeto do Núcleo coordenado pelo juiz Rodrigo Nina e presidido pelo desembargador Nilo Ribeiro Filho ocorreu no Colégio Militar da cidade e no ônibus da Conciliação.

  • Nesta terça-feira (21/7), a ação volta a atender a população de Coroatá no mesmo local, das 8h às 17h. Depois segue para Timbiras, no dia 22, e Peritoró, nos dias 23 e 24, oferecendo atendimentos gratuitos e audiências de conciliação em demandas como divórcio, reconhecimento e/ou dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento espontâneo de paternidade, investigação de paternidade com coleta de DNA e marcação de mais audiências para negociação de dívidas.

O juiz Rodrigo Nina explica que, nas ações de regularização do crédito, é montado um sistema de balcão de negociação direta de representantes das empresas e consumidores, com apoio e orientação de conciliadores. No momento em que é fechada a negociação entre as duas partes, já é emitida a sentença homologatória pelo juiz, o que torna o acordo interessante para o consumidor, que deixa de ser incluído em cadastro de proteção a crédito e recupera seu poder de compra, e para o lojista, que acerta o recebimento do pagamento que constava inadimplente no seu banco de dados.

Foto horizontal da Conciliação Itinerante em Coroatá. A imagem mostra um homem sorridente de terno escuro, camisa branca e gravata xadrez. Ele usa óculos de armação escura e está posicionado no centro, em primeiro plano. Ao fundo, há um grande ônibus azul adesivado com o texto "Conciliação ITINERANTE". A lataria do veículo exibe imagens ilustrativas de pessoas sorrindo e apertando as mãos. O homem encontra-se em uma área externa pavimentada, sob luz natural do dia.

É um meio muito mais rápido tanto para o consumidor quanto para o lojista", avalia Rodrigo Nina.

A diarista Jacirene Silva Lima chegou a um acordo em poucos minutos com os representantes de uma loja de Coroatá.

Foto horizontal da Conciliação Itinerante em Coroatá. A imagem mostra uma mulher de jaqueta jeans assinando um documento sobre uma mesa branca. À sua frente, dois atendentes, um de camisa amarela usando notebook e outra de vermelho,  a auxiliam. O notebook e os uniformes exibem o logotipo da empresa "Casas Sampaio". Ao fundo, veem-se armários de metal cinza com pequenos cartazes e outras pessoas em atendimento.

O atraso foi justamente porque eu tive crise financeira. E agora, com essa oportunidade, a gente está tentando botar o nome da gente em dia. O acordo foi muito bom, eles foram bem acessíveis, aceitaram a minha proposta e fechamos o acordo. Deu tudo certo", elogiou Jacirene Silva (de jaqueta jeans, na foto acima).

A ação de conciliação que começou esta semana em Coroatá conta com o trabalho de 22 servidores, servidoras e magistrado do Judiciário maranhense, incluindo pessoas que trabalham em São Luís, Coroatá, Pedreiras e Caxias.

A conciliadora e secretária da 3ª Vara Criminal de Caxias, Fernanda Pinheiro, contabiliza cerca de 30 lojas no conjunto de ações programadas para Coroatá, Timbiras e Peritoró, até sexta-feira.

Uma dessas negociações foi feita pela lavradora Francisca de Sousa Martiliano, que chegou rápido a um acordo para a renegociação de débito com a loja para a qual trabalha a analista de crédito Ana Paula Cunha Pereira. A funcionária da empresa relatou o valor em atraso, ouviu e aceitou de dona Francisca a melhor condição para pagamento.

Foto horizontal da Conciliação Itinerante em Coroatá. A imagem mostra uma mulher de jaqueta rosa e bolsa vermelha entada diante de uma atendente. A atendente, vestindo blusa vermelha, gesticula com uma caneta enquanto consulta um notebook na mesa branca. Na lateral da mesa há uma identificação com o nome da loja "NOROESTE". Ao redor, outras duplas realizam atendimentos semelhantes em mesas brancas de plástico. O ambiente amplo tem piso claro e cadeiras de madeira alinhadas ao fundo.

Para mim, ela foi ótima, me tratou super bem, foi legal, deu certo", confirmou Francisca Martiliano (de casaco rosa, na foto acima).

PRIMEIRO SEMPRE

Primeiro colaborador a chegar ao Colégio Militar todos os dias, o porteiro Adaílson Carvalho Cocada abriu as portas para a equipe da Conciliação Itinerante e foi também o primeiro a ser atendido para realizar um desejo de 28 anos. Este é o tempo de convivência com Maria Marinete Muniz. Foi só ouvir a resposta positiva do conciliador Gustavo Garcia sobre a possibilidade de reconhecer gratuitamente a união estável, que Adaílson telefonou para a esposa, chamando-a para oficializarem a situação.

Foto horizontal da Conciliação Itinerante em Coroatá. A imagem apresenta um homem sentado usando óculos, relógio dourado e crachá do evento de conciliação. Ele segura um celular para registrar a foto. As duas pessoas, um homem de camiseta preta e uma mulher de regata preta, observam a tela do aparelho. Na mesa à frente do  tendente, há notebooks e um mouse pad temático da conciliação. Ao fundo, veem-se armários de metal, um garrafão de água e uma caixa de som em um pedestal.

Agora é união estável no papel, de boa", resumiu Adaílson.

É só união, um respeitando o outro, 28 anos e vai chegar muito mais" completou Maria Marinete Muniz.

DOIS EM UM

A trabalhadora rural Maria Raimunda Rezende dos Santos conseguiu resolver dois entraves de uma só vez. Inicialmente, ela fez uma consulta processual com o servidor Isaías Sousa da Costa, da Segunda Vara de Coroatá, sobre a investigação de paternidade que concluiu que o nome constante na certidão de nascimento de sua filha não era do pai biológico.

Com a sentença do processo, a lavradora foi até o ônibus da Conciliação Itinerante e conseguiu realizar, por intermédio da conciliadora Vanessa Nunes, de forma pré-processual, o reconhecimento espontâneo de paternidade, desta vez com a presença do verdadeiro pai biológico.

A minha menina já tem 13 anos, aí hoje foi uma oportunidade muito boa. Há muito tempo eu tinha vontade de resolver essa situação. Hoje chegou o dia", afirmou Maria Raimunda.

PARCERIAS

A Conciliação Itinerante busca aproximar o Poder Judiciário da população, promovendo soluções rápidas, acessíveis e construídas por meio do diálogo, contribuindo para a pacificação social e evitando a judicialização de conflitos quando possível.

Para tanto, o TJMA busca realizar o trabalho em parceria com outras instituições. Em Coroatá, o Tribunal contou com o apoio da Prefeitura local, da Defensoria Pública, do Colégio Militar do município e do Cartório do 2º Ofício.

Foto horizontal da Conciliação Itinerante em Coroatá. A imagem mostra dois homens de terno conversando de pé dentro de um ônibus adaptado. O homem de óculos e gravata xadrez gesticula enquanto conversa com o colega ao seu lado. À esquerda, uma mulher sentada opera um notebook em uma bancada de madeira acoplada. O ambiente interno possui armários planejados em tom amadeirado e luminárias embutidas no teto. Ao fundo, outras pessoas aguardam sentadas no espaço de atendimento do veículo.

Não é interessante a contenda. O Tribunal de Justiça, nessa iniciativa, trabalha para solucionar a vida das pessoas E o jurisdicionado ajuda a construir uma decisão para que as duas partes saiam satisfeitas, na medida do possível", destacou o titular da 1ª Defensoria Pública em Coroatá, Elimar Franco (à direita, na foto acima).

É importante a escola estar ligada também com a sociedade, com essa interação, porque, a partir do momento que recebemos na nossa escola o Judiciário e outras instituições, mostra que a nossa escola está aberta à parceria com todos os membros da sociedade", refletiu o tenente-coronel Hudson Carneiro Vieira Assunção, diretor-geral do Colégio Militar de Coroatá (à esquerda, na foto abaixo).

Foto horizontal da Conciliação Itinerante em Coroatá. A imagem mostra dois homens lado a lado, posando de pé para a foto. O homem à esquerda veste uma camisa branca com a inscrição "CMT - Colégio Militar Tiradentes". O homem à direita usa terno escuro, camisa branca, gravata xadrez e óculos. Eles estão em um amplo salão interno com teto claro e boa iluminação. Ao fundo, veem-se fileiras de cadeiras plásticas brancas e quadros decorativos na parede.

Também está presente no Colégio Militar uma equipe do Instituto Visão Nova, oferecendo exames oftalmológicos gratuitos ao público que frequenta o programa Conciliação Itinerante.

COLETA DE DNA

Além dos acordos em demandas cíveis e de família, foram realizadas coletas de material genético para exames de DNA.

ATENDIMENTOS

As pessoas interessadas também podem obter informações ou esclarecer dúvidas pelo telefone e WhatsApp (98) 2055-2283 ou por meio de um formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. O atendimento é realizado por conciliadores do TJMA capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

PRÓXIMAS DATAS

  • Coroatá
  • Data: 21 de julho
  • Horário: 8h às 17h
  • Local: Auditório do Colégio Militar – Travessa Vitorino Freire, s/n, Centro
  • Timbiras
  • Data: 22 de julho
  • Horário: 8h às 17h
  • Local: Centro de Educação Infantil Reinalda Rodrigues - Rua José Antônio Francis (em frente à Câmara Municipal)
  • Peritoró
  • Data: 23 e 24 de julho
  • Horário: 8h às 17h
  • Local: Rua da Eletronorte, nº 7, Filipinho, em frente ao Fórum Advogado Mário de Andrade Macieira

Veja álbum de fotos de Josy Lord.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS