Poder Judiciário/Mídias/Notícias

2º Congresso STJ da Primeira Instância tem 202 Propostas de Enunciado admitidas

Publicado em 25 de Mai de 2026, 14h30. Atualizado em 25 de Mai de 2026, 15h10
Por Ascom/TJMA

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou as 202 Propostas de Enunciado admitidas para deliberação no 2º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual, que será realizado entre os dias 15 e 17 de junho, em Brasília (DF).

As propostas foram selecionadas pela Banca Científica do congresso, após análise de 1.353 sugestões enviadas por magistrados(as), integrantes do Ministério Público, defensores(as) públicos(as), professores(as), membros da advocacia pública e privada e servidores(as).

Os enunciados admitidos estão distribuídos em cinco eixos temáticos:

  • Direito Penal: 40 propostas;
  • Direito Privado: 36 propostas;
  • Direito Processual Civil: 46 propostas;
  • Direito Público: 40 propostas;
  • Institucional: 40 propostas.

Durante o congresso, as proposições serão apresentadas, discutidas e submetidas à votação em plenária.

Segundo o STJ, a seleção das propostas observou critérios de diversidade racial, paridade de gênero e representatividade regional, com participação de magistrados indicados pelos Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Justiça, Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Mais informações sobre o evento e a lista completa das propostas admitidas estão disponíveis na página oficial do congresso. As inscrições para participar do congresso podem ser realizadas pelo endereço eletrônico: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

 

Com informações do STJ

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS