Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realiza visitas e reforça compromisso com a infância 

Casa Calábria e as 1ª e 2ª Vara da Infância e Juventude receberam a visita da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ)

Publicado em 22 de Mai de 2026, 13h30. Atualizado em 25 de Mai de 2026, 8h10
Por Amanda Hellen

O presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA),desembargador Tyrone José Silva, realizou, nesta sexta-feira (22/5), visita institucional ao Lar Calábria, em São Luís, entidade de acolhimento que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social encaminhados pelo Poder Judiciário.

Fotografia em ambiente externo mostra um grupo de pessoas caminhando por uma rua asfaltada e arborizada, em um dia ensolarado. Ao centro, dois homens de terno caminham lado a lado; um deles usa gravata azul e óculos escuros, enquanto o outro veste terno cinza claro com gravata lilás. À esquerda, mulheres acompanham o grupo, entre elas uma jovem com camisa amarela da Seleção Brasileira e calça branca. À direita, um homem de camisa preta e óculos escuros caminha próximo ao muro branco e azul que margeia a rua. Ao fundo, aparecem árvores frondosas, carros estacionados e construções residenciais.

A instituição, que atua desde 2011, oferece acolhimento integral a meninos e meninas, organizados em casas-lares. Atualmente, o espaço conta com quatro casas, cada uma com capacidade para até dez crianças e adolescentes. O acolhimento ocorre mediante encaminhamento judicial, após esgotadas as tentativas de reintegração familiar.

Durante a visita, o desembargador conheceu a estrutura da instituição, dialogou com a equipe técnica e ouviu sobre os principais desafios enfrentados pelo serviço de acolhimento, especialmente em relação às crianças vindas do interior do estado, que muitas vezes possuem vínculos familiares fragilizados ou de difícil localização.

“O objetivo dessas visitas é aproximar ainda mais o Tribunal dessa realidade, conhecer de perto os desafios enfrentados pelas instituições de acolhimento e fortalecer ações conjuntas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, destacou o desembargador.

Na oportunidade, ele também colocou a equipe técnica da Coordenadoria da Infância e Juventude à disposição da instituição e ressaltou a importância do fortalecimento do programa de apadrinhamento afetivo, iniciativa que busca aproximar a sociedade da causa da infância e adolescência acolhida institucionalmente.

Fotografia em ambiente interno mostra seis pessoas posando lado a lado diante de uma parede branca e verde com a identidade visual ¿Pobres Servos¿. Entre os integrantes do grupo estão mulheres vestindo blusas nas cores amarela, azul, verde e rosa, além de dois homens, um de terno escuro com gravata azul e outro de camisa polo cinza. Todos estão posicionados de frente para a câmera, em pé, em um ambiente iluminado e organizado.

Outro ponto enfatizado pelo presidente da CIJ foi a prioridade no atendimento médico de crianças e adolescentes acolhidos, reforçando a necessidade do cumprimento efetivo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com mais de 30 anos de atuação na magistratura, o desembargador possui trajetória consolidada na área da infância e juventude, tendo sido titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís. À frente da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA no biênio 2026/2028, assumiu o compromisso de fortalecer projetos voltados à proteção integral e à garantia de direitos de crianças e adolescentes em todo o Maranhão.

Para o coordenador do Lar Calábria, Romeu de Melo Rodrigues, a visita representa um importante gesto de aproximação institucional e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade.

“A visita de um desembargador é sempre positiva para estar próximo da realidade do acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O simples fato de vir conhecer já é uma grande ajuda, porque permite compreender a realidade das nossas crianças e adolescentes, muitas vezes rejeitados pela própria família e pela sociedade”, afirmou.

Segundo ele, o Lar Calábria desempenha um papel essencial de cuidado, acolhimento, garantia de alimentação, escolaridade e assistência à saúde, mas enfrenta desafios permanentes para manter os serviços.

“Como instituição sem fins lucrativos, muitas vezes temos dificuldades para manter tudo funcionando sem as parcerias com o poder público e a iniciativa privada. Por isso, quando vemos alguém do Judiciário próximo, interessado em conhecer e ajudar, isso nos deixa muito satisfeitos”, completou.

Fotografia registra um momento de conversa na entrada de um prédio. Em primeiro plano, uma mulher de costas, vestindo camisa amarela da Seleção Brasileira e calça branca, conversa com um grupo de pessoas. À frente dela estão um homem de terno escuro com gravata azul e um homem de camisa polo cinza clara. Ao lado, uma mulher de blusa verde acompanha a conversa. Mais ao fundo, outro homem de terno observa a cena próximo a um carro estacionado. O ambiente é aberto, com piso claro, árvores e construções ao redor sob céu azul.

VISITAS ÀS VARAS

Além da visita ao Lar Calábria, o desembargador também esteve na 2ª Vara da Infância e Juventude e na 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, onde dialogou com magistrados e equipes sobre os fluxos de atendimento e os desafios da área.

Em uma sala de escritório com paredes brancas e móveis em madeira clara, quatro pessoas estão reunidas ao redor de uma mesa retangular. Em primeiro plano, à esquerda, uma mulher de cabelos loiros na altura dos ombros sorri para a câmera. Ela veste camisa listrada em rosa claro e branco e calça preta. Sobre a mesa, à sua frente, há um celular, um bloco de anotações e uma caneta. Ao fundo, dois homens sentados usam ternos escuros. O homem ao centro é calvo, usa óculos e camisa clara sem gravata. O homem à direita usa gravata azul e óculos. Em primeiro plano, à direita, uma mulher de cabelos presos veste blusa verde e crachá institucional, segurando um celular nas mãos. Ao fundo da sala há armários de madeira, computadores e uma pequena decoração floral sobre a mesa.

O juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, José dos Santos Costa, e o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Augusto Sá Costa Leite, reforçaram a importância da atuação do Judiciário na garantia de direitos, destacando a realização de audiências diárias e o acompanhamento contínuo das demandas relacionadas à infância e adolescência.

Na ocasião, o desembargador Tyrone destacou que a agenda de visitas será ampliada para outros municípios maranhenses, como Imperatriz, Caxias, Bacabal e Timon, reforçando o compromisso do Tribunal em estreitar o diálogo com a rede de proteção à infância e adolescência.

Em uma sala de escritório, dois homens posam lado a lado para a foto. Ambos usam ternos escuros e gravatas azuis. O homem à esquerda é mais velho, usa óculos e sorri discretamente. O homem à direita é mais jovem, tem cabelos castanhos curtos, usa óculos e sorri amplamente. Ao fundo aparecem mesas de trabalho com computadores, cadeiras e paredes claras, compondo um ambiente corporativo.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS