Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário inaugura Sala da Criança no Fórum de Balsas

Espaço é destinado a atendimentos e depoimentos de crianças e adolescentes

Publicado em 15 de Mai de 2025, 11h00. Atualizado em 15 de Mai de 2025, 11h32
Por Ascom/TJMA

Nesta quarta-feira (14/5), o Fórum Desembargador Esmaragdo de Sousa e Silva, da comarca de Balsas, inaugurou a Sala da Criança, um espaço planejado para o acolhimento de crianças e adolescentes que comparecem ao fórum para depoimentos especiais, entrevistas psicossociais ou que acompanham seus responsáveis em audiências. 

A inauguração contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, da diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Maciel Palácio, do Núcleo Psicossocial do Fórum de Balsas, servidores e servidoras.

A Sala da Criança é uma iniciativa do juiz titular da 4ª Vara, Douglas Lima da Guia, em conjunto com a equipe psicossocial do fórum, com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e respeitar os direitos humanos das crianças e adolescentes que precisam de suporte no ambiente jurídico.

A imagem mostra uma porta cinza parcialmente aberta, revelando o interior de uma sala decorada para crianças. Na porta, há uma placa retangular branca com borda preta onde se lê "SALA DA CRIANÇA" em letras azuis, acompanhada de desenhos de flores laranjas. Acima da frase, em letras menores, parece haver a palavra "PREFEITURA" e um outro texto pequeno ilegível.O interior da sala tem paredes brancas com um mural infantil colorido. O mural apresenta desenhos de um trem amarelo com animais (um castor, um leão, um crocodilo e uma girafa), balões coloridos, nuvens e outros elementos lúdicos.No centro da sala, há uma mesa com um tampo colorido em tons de vermelho, azul, amarelo e verde. Ao redor da mesa, há várias cadeiras pequenas de plástico nas cores vermelha e azul. No chão, que é de cerâmica branca com rejuntes escuros, há alguns objetos que parecem ser brinquedos ou materiais educativos coloridos.A iluminação da sala parece vir de uma luminária quadrada branca fixada no teto branco. A atmosfera geral é alegre, colorida e convidativa para crianças.

A sala é equipada com recursos apropriados para promover conforto e acolhimento, garantindo que as crianças e adolescentes se sintam mais seguros e tranquilos durante o tempo que permanecerem no fórum. O objetivo é oferecer um ambiente humanizado e lúdico, reduzindo o impacto emocional que o ambiente jurídico pode causar.

“A sala foi idealizada a partir da necessidade que verificamos, porque as crianças que chegavam para audiências ou ações de alimentos muitas vezes ficavam transitando pelo fórum estranhando o ambiente, ou até próximas de agressores, o que nos levou a buscar um equipamento para que elas possam ficar brincando ou estudando enquanto os adultos resolvem suas demandas”, declarou o juiz Douglas da Guia.

"A Sala da Criança vai ser utilizada pelas crianças e adolescentes que precisarem ir ao fórum para algum atendimento no setor técnico de Serviço Social e/ou Psicologia; acolhida nas ocasiões de audiências para depoimentos especiais ou mesmo quando estiverem acompanhando seus pais ou responsáveis legais no Fórum, visando oferecer um ambiente acolhedor e humanizado durante o atendimento", explicou a Analista Judiciária e Assistente Social, Ana Sheila Muniz Lopes dos Santo.

Todos os atendimentos psicossociais realizados no espaço são protegidos pelo sigilo profissional, assegurando a privacidade e a intimidade das crianças, em conformidade com os princípios éticos que regem o atendimento psicossocial e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para a psicóloga Mônica Oliveira, o ambiente é um recurso importante para o atendimento psicológico infantojuvenil, porque as crianças muitas vezes apresentam tensão ou insegurança. “O atendimento psicológico, com recursos lúdicos e através da brincadeira, a criança expressa melhor seus sentimentos e emoções”, avalia.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS