Nesta quinta-feira (19/9), os estudantes do curso técnico de Serviços Jurídicos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA de Coroatá, visitaram o projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Eles conheceram detalhes sobre a criação e desenvolvimento desta iniciativa, objetivos e forma de atuação do trabalho desenvolvido por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA).
Os alunos foram recebidos pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho, presidente do Nupemec, e pelos juízes Rodrigo Nina, coordenador do núcleo, e Duarte Henrique, titular da 2ª Vara de Coroatá. Durante o encontro, os magistrados falaram sobre momentos históricos de conflitos surgidos na humanidade, ressaltaram a importância do diálogo propositivo para resolução dessas demandas, e o cenário atual com alto índice de questões apresentadas ao Poder Judiciário em fase de disputa, com mais de 80 milhões de processos em trâmite no país.
“A conciliação é a oportunidade que as partes têm de decidirem o conflito por meio do diálogo e dentro da lei. Quando não é possível essa composição, as partes transferem para o Estado-Juiz que decide por elas”, frisou o desembargador Nilo Ribeiro.
Desembargador Nilo Ribeiro dialoga com estudantes durante visita ao projeto
O juiz Rodrigo Nina descreveu conceitos sobre conciliação, apresentou formas para resolução de questões que já tramitam na Justiça, e fez uma reflexão sobre o apoio que cada estudante pode dar para fortalecer a cultura da conciliação, dentro dos espaços de trabalho que vão atuar após a conclusão do curso. “Vocês vão atuar em espaços importantes para a promoção dessa cultura de paz, seja nos escritórios de advocacia ou nos cartórios extrajudiciais, por exemplo. Poderão levar essa mensagem sobre o poder do diálogo e da conciliação para evitar a judicialização de uma causa, sem prejudicar o trabalho do advogado”, pontuou.
O magistrado Duarte Henrique também saudou os visitantes, e ressaltou que a parceria da 2ª Vara com o IEMA já é consolidada. “Temos recebido os estudantes durante as sessões de julgamento do Tribunal do Júri, e para nós é um prazer contribuir com o aprendizado e a formação dessas turmas, que passam a conhecer a vivência e prática do meio jurídico”, detalhou.
A estudante Kelly Yasmin, de 16 anos, disse que a visita foi enriquecedora para ela e toda a turma, visto que não conheciam o projeto e a importância da conciliação para o Sistema de Justiça. “Temos muitas possibilidades de recursos judiciais, por isso, a conciliação é uma alternativa para a solução imediata de uma questão, um conflito que poderia durar anos e anos”, destacou.
Estudantes fizeram visita guiada pelo ônibus da Conciliação Itinerante
Para o estudante Ezequias dos Santos, a conciliação ajuda todas as partes envolvidas a chegarem a um ponto em comum, que colabora com a melhoria da sociedade. “Agora me parece que é uma das áreas mais importantes da Justiça”, refletiu.
A coordenadora do Núcleo de Integração da Escola de Trabalho do IEMA, professora Simone Castro, ressaltou que a visita faz parte das atividades práticas do curso, que promovem conhecimento para os estudantes que participam da ação. “Nessa visita eles têm a oportunidade de aprender conhecendo a rotina de trabalho desenvolvida aqui no fórum, e hoje, ampliaram mais ainda os conhecimentos com o projeto da conciliação”, avaliou.
Os estudantes do IEMA também tiveram momentos de diálogo e aprendizado sobre o projeto Conciliação Itinerante, com a coordenadora do Nupemec/TJMA, Ana Larissa Serra; e a secretária judicial da 2ª Vara, Fernanda Pinheiro.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024