Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Estudantes de Coroatá conhecem detalhes do projeto Conciliação Itinerante

Alunos do 2º Ano do curso técnico Serviços Jurídicos do IEMA, foram recebidos pela equipe do TJMA

Publicado em 20 de Set de 2024, 9h00. Atualizado em 20 de Set de 2024, 9h30
Por Márcio Rodrigo

Nesta quinta-feira (19/9), os estudantes do curso técnico de Serviços Jurídicos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA de Coroatá, visitaram o projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Eles conheceram detalhes sobre a criação e desenvolvimento desta iniciativa, objetivos e forma de atuação do trabalho desenvolvido por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA).

Os alunos foram recebidos pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho, presidente do Nupemec, e pelos juízes Rodrigo Nina, coordenador do núcleo, e Duarte Henrique, titular da 2ª Vara de Coroatá. Durante o encontro, os magistrados falaram sobre momentos históricos de conflitos surgidos na humanidade, ressaltaram a importância do diálogo propositivo para resolução dessas demandas, e o cenário atual com alto índice de questões apresentadas ao Poder Judiciário em fase de disputa, com mais de 80 milhões de processos em trâmite no país.

“A conciliação é a oportunidade que as partes têm de decidirem o conflito por meio do diálogo e dentro da lei. Quando não é possível essa composição, as partes transferem para o Estado-Juiz que decide por elas”, frisou o desembargador Nilo Ribeiro.

Desembargador Nilo Ribeiro dialoga com estudantes durante visita ao projeto

O juiz Rodrigo Nina descreveu conceitos sobre conciliação, apresentou formas para resolução de questões que já tramitam na Justiça, e fez uma reflexão sobre o apoio que cada estudante pode dar para fortalecer a cultura da conciliação, dentro dos espaços de trabalho que vão atuar após a conclusão do curso. “Vocês vão atuar em espaços importantes para a promoção dessa cultura de paz, seja nos escritórios de advocacia ou nos cartórios extrajudiciais, por exemplo. Poderão levar essa mensagem sobre o poder do diálogo e da conciliação para evitar a judicialização de uma causa, sem prejudicar o trabalho do advogado”, pontuou.

O magistrado Duarte Henrique também saudou os visitantes, e ressaltou que a parceria da 2ª Vara com o IEMA já é consolidada. “Temos recebido os estudantes durante as sessões de julgamento do Tribunal do Júri, e para nós é um prazer contribuir com o aprendizado e a formação dessas turmas, que passam a conhecer a vivência e prática do meio jurídico”, detalhou.

A estudante Kelly Yasmin, de 16 anos, disse que a visita foi enriquecedora para ela e toda a turma, visto que não conheciam o projeto e a importância da conciliação para o Sistema de Justiça. “Temos muitas possibilidades de recursos judiciais, por isso, a conciliação é uma alternativa para a solução imediata de uma questão, um conflito que poderia durar anos e anos”, destacou.

Estudantes fizeram visita guiada pelo ônibus da Conciliação Itinerante

Para o estudante Ezequias dos Santos, a conciliação ajuda todas as partes envolvidas a chegarem a um ponto em comum, que colabora com a melhoria da sociedade. “Agora me parece que é uma das áreas mais importantes da Justiça”, refletiu.

A coordenadora do Núcleo de Integração da Escola de Trabalho do IEMA, professora Simone Castro, ressaltou que a visita faz parte das atividades práticas do curso, que promovem conhecimento para os estudantes que participam da ação. “Nessa visita eles têm a oportunidade de aprender conhecendo a rotina de trabalho desenvolvida aqui no fórum, e hoje, ampliaram mais ainda os conhecimentos com o projeto da conciliação”, avaliou.

Os estudantes do IEMA também tiveram momentos de diálogo e aprendizado sobre o projeto Conciliação Itinerante, com a coordenadora do Nupemec/TJMA, Ana Larissa Serra; e a secretária judicial da 2ª Vara, Fernanda Pinheiro.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS