Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Juízes e juízas tomam posse no TJMA

Foram duas promoções e duas remoções para Lago da Pedra, Pinheiro, Arari e Senador La Roque

16/03/2023
Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão(TJMA), representado pelo seu presidente, desembargador Paulo Velten, empossou, nessa quarta-feira (15/3), os juízes Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa e Antônio Martins de Araújo nas comarcas de Lago da Pedra (2ª Vara) e de Senador La Roque, respectivamente.

Nas comarcas de Pinheiro (1ª Vara) e Arari, foram empossadas as juízas Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva e Martha Dayanne Almeida de Morais Schiemann, respectivamente.

Na solenidade, o desembargador Paulo Velten - ressaltando o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste mês de março - destacou a posse das duas magistradas. “Duas grandes mulheres que representam, de fato, essa pauta que é a do momento: emancipação da mulher, porque nós temos aqui duas mulheres competentes, dedicadas e que dignificam a magistratura, que honram a toga e nos mostram que estamos no caminho certo", comentou.

O presidente do TJMA falou que a juíza Marta Schiemann iniciou integrando a equipe de servidores(as) do TJMA. “A magistrada Martha, que foi oficiala de Justiça do Tribunal, e quando a gente vê, portanto, uma servidora nossa ascender à magistratura e ter o seu trabalho reconhecido publicamente, é sempre um ganho institucional, não só para magistratura, como para todo o Poder Judiciário, e que a sua ascensão demonstra exatamente que vivemos num país de oportunidades. Aqueles que acreditam, que se esforçam, se empenham, vão ter esse seu esforço reconhecido lá adiante. Que a sua história de vida sirva de exemplo para os nossos servidores, do Tribunal e de todo o Poder Judiciário do Maranhão”, pontuou.

Sobre a juíza Arianna Saraiva, o presidente Paulo Velten ressaltou que ela representa absolutamente tudo o que essa administração espera de um magistrado(a). “Presente na comarca, reside na comarca, que tem o controle absoluto e a gestão de sua unidade, que não esquece do processo, não tem nenhum processo concluso com mais de cem dias. É uma magistrada do nosso tempo”, explicou.

O desembargador Paulo Velten acrescentou que a juíza faz exatamente o que se espera do juiz brasileiro: fazer bem e depressa. Entrega a jurisdição dentro do tempo razoável e com absoluta adequação ao caso. “Quando a gente vê uma colega que consegue fazer tudo isso e, ao mesmo tempo, ter o controle, com leveza, com sorriso, contagiando a sua equipe de trabalho, recebendo bem o jurisdicionado e a equipe do próprio Tribunal, constata-se que ela faz aquilo porque gosta. Você é a juíza que o Poder Judiciário do Maranhão precisa. E que sirva de estímulo para todos os juízes maranhenses porque é isso que nós esperamos, um Judiciário do nosso tempo, próximo do cidadão, que tenha realmente um juiz exercendo seu trabalho com aquela vocação plena, com compromisso com a comunidade. Desejo que esse seu modelo de trabalho sirva de espelho para todos os colegas que vão seguir fazendo um trabalho tão importante para um Estado como o nosso”, finalizou.

O presidente da AMMA, Holídice Barros, disse que o Poder Judiciário do Maranhão tem duas magistradas que não se omitem, que tem essa postura altiva diante dos problemas que são apresentados. “Parabenizo e desejo trajetória de muito êxito às juízas e ao juiz Guilherme de Sousa.

CARREIRA

A juíza Arianna Saraiva, titular da Comarca de Dom Pedro, foi promovida, pelo critério de antiguidade, para a 1ª Vara da Comarca de Pinheiro, de entrância intermediária. Entrou na magistratura 2016, como juíza substituta, e foi titularizada na Comarca de Passagem Franca. Foi removida para a de Dom Pedro até esta data. “A expectativa é a melhor possível, porque também já tenho notícias de bons índices, boa organização, de tudo que está vindo de lá, mas o nosso trabalho é complementar, auxiliar, incentivar, motivar e fazer com que, de fato, esse trabalho possa ser lapidado daquilo que já existe de brilhante, porque eu sei que o colega que me antecedeu deixou a comarca de forma bem organizada”, disse

Martha Dayanne Almeida de Morais Schiemann, titular da Comarca de Esperantinópolis, foi removida, pelo critério de antiguidade, para a Comarca de Arari, ambas da entrância inicial. Entrou 2017, como juíza substituta, em São José de Ribamar, em seguida foi titularizada na de Paulo Ramos, depois foi removida para Tutoia e, posteriormente, para Esperatinópolis até esta data.

“É uma felicidade muito grande, sempre buscamos prestar um serviço com qualidade, com eficiência. Quero desenvolver na Comarca de Arari a mesma prestação jurisdicional que desenvolvi nas outras comarcas. Então esse trabalho que foi desenvolvido lá inclusive gerou reconhecimento da população onde recebi o título de “Cidadã Esperantinopense”, apontou.

POR PROCURAÇÃO

O juiz Antônio Martins Araújo, titular da Comarca de Itinga do Maranhão, tomou posse na Comarca de Senador La Roque, para onde foi removido, pelo critério de antiguidade, na sessão administrativa extraordinária do Órgão Especial, 08 de março de 2023. Sua posse foi por procuração, sendo representado pelo presidente da AMMA, Holídice Barros.

A solenidade contou com a presença de magistrados(as), dentre eles, o desembargador Ricardo Duailibe e a desembargadora Francisca Galiza, servidores(as), amigos(as) e familiares.

VEJA MAIS FOTOS NO FLICKR:

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS