Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA entrega revitalização do Fórum de Alcântara

Pintura geral, novos banheiros e instalações hidrossanitárias, elétricas, de lógica, climatização e outros serviços foram entregues pelo presidente do Tribunal, desembargador Paulo Velten

30/01/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou, nesta sexta-feira (27), serviços de revitalização do Fórum de Alcântara. O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, esteve na sede da comarca, que recebeu pintura geral e ganhou novas instalações hidrossanitárias, elétricas, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e de lógica.

Os serviços também incluíram revisão de esquadrias de madeira, colocação de trincos, pavimentação do térreo, implantação de três novos banheiros, copa, climatização de circulação no térreo, capina e limpeza de terrenos, além de reforço e recomposição de muros do terreno lateral do Fórum.

A placa alusiva ao evento foi descerrada pelo presidente Paulo Velten; pela desembargadora Nelma Sarney, juíza por três anos na comarca, com início em 1986; pelo desembargador Antônio José Vieira Filho, juiz no ano de 1990; pelo diretor do Fórum de Alcântara, juiz Rodrigo Terças; pelo prefeito do município, Nivaldo Araújo; pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMA, Nilo Ribeiro; e pelo diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), coronel engenheiro Fernando Benitez Leal.

“Quando você tem uma infraestrutura de apoio e essa infraestrutura é boa e funciona bem, você tem condições de colocar sobre ela a superestrutura necessária para fazer o bom serviço. E eu fico muito feliz de vir aqui em Alcântara e constatar, não só com essa reforma, mas pelo trabalho que vem sendo desenvolvido aqui, que nós temos funcionado bem, tanto a infraestrutura – e nós vamos trabalhar para aprimorá-la ainda mais – como também a superestrutura”, elogiou Paulo Velten, dirigindo-se ao diretor do Fórum, servidores e servidoras.

O presidente do TJMA constatou que não existe mais processo físico na comarca, com a digitalização de todo o acervo, e disse que o fórum local conta com servidoras e servidores capacitados para contribuir no trabalho da entrega jurisdicional, bem e depressa.

EMPENHO

O juiz Rodrigo Terças enalteceu o empenho do desembargador Paulo Velten, na iniciativa da reforma do Fórum de Alcântara, e a sensibilidade em relação a outras comarcas, desde quando era corregedor-geral da Justiça, para dar qualidade aos jurisdicionados e jurisdicionadas. 

“Não adianta, senhores, apenas uma Justiça célere, rápida. Isso, nós entregamos, mas é necessário que haja uma Justiça acolhedora, uma Justiça que receba as pessoas como se estivessem em sua casa”, afirmou Rodrigo Terças, agradecendo também à desembargadora Nelma Sarney, pelo apoio, ao desembargador Vieira Filho, pelo acolhimento, à direção do CLA, pela parceria, e servidores(as), entre outros(as). 

O presidente Paulo Velten também ressaltou o trabalho desenvolvido por Nelma Sarney e Vieira Filho, quando passaram pela comarca, a parceria promovida pelo coronel Benitez Leal e pelas autoridades locais.

Paulo Velten falou da importância, no momento em que o país atravessa, de construir instituições eficazes, que deve ser o lema de todo brasileiro e brasileira. “Esse é o nosso grande desafio que, aliás, é o que está na Agenda 2030, a agenda das Nações Unidas, com o objetivo de desenvolvimento sustentável de número 16, que nos orienta a construir instituições eficazes”.

O desembargador também apontou os avanços do Judiciário, especialmente o estadual. “O Poder Judiciário do Maranhão é outro, em comparação ao que era 30, 40 anos atrás. Então, percebemos que temos um Poder que é sólido, é institucionalmente autônomo, independente e tem procurado cumprir a sua missão”.

Por fim, falou da importância da advocacia, em parceria com a magistratura e servidores(as), na orientação às pessoas que buscam a Justiça, antes mesmo da tentativa de uma conciliação.

“Quando colocamos a solução judicial como a primeira solução para os nossos problemas, a gente pula o diálogo, a gente pula a conciliação”, finalizou o desembargador, ao enaltecer o trabalho de advogados(as) na busca de soluções.

A vistoria e entrega dos serviços também contou com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores, Alexandre do Bonfim, magistrados(as) advogados(as), outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, servidores e servidoras da Comarca.

Veja álbum de fotos da inauguração da revitalização do Fórum de Alcântara.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS