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Encontro Anual reúne profissionais da Informática do Judiciário para alinhamento de estratégias

14/12/2022
Izaque Botelho

A Diretoria de Informática e Automação (DIA) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou Encontro Anual, na manhã dessa terça-feira (13), no Auditório do Centro Administrativo. Servidores(as), estagiários(as) e demais profissionais da unidade puderam conhecer as ações desenvolvidas por cada uma das coordenações da DIA no ano de 2022.

A abertura do evento foi feita pelo Diretor de Informática de Automação, Claudio Henrique Carneiro Sampaio, que apresentou os dados do iGovTic-Jud 2022, diagnóstico anual que afere o nível de cumprimento dos critérios Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário. O levantamento posicionou a Informática do TJMA em grau de excelência nas categorias “Estrutura e Macroprocessos”, “Sistemas da Informação”, “Transformação Digital” e “Política e Planejamento”. 

Ainda que ocupando posição de destaque no cenário nacional, a Informática do Judiciário maranhense enfrenta desafios diários, como a demanda maior que a capacidade atual da área de Tecnologia da Informação (TI), dificuldade em priorizar os projetos e atendimentos e a evasão de servidores. “Os profissionais de TIC são muito assediados pelo mercado. Há alguns casos em que tanto servidores quanto terceirizados recebem uma proposta que dobra o salário recebido, o que não conseguimos cobrir”, afirma o chefe da Coordenadoria de Sistemas da Informação, Antônio Sá Fernandes Palmeira Filho.

“A infantaria da informática”. Foi assim que o servidor Givanildo Marques definiu a Coordenadoria de Atendimento ao Usuário, da qual atualmente é chefe. “Estamos à frente no combate aos problemas digitais, buscando atender os servidores e servidoras do Judiciário da melhor forma possível, com excelência e celeridade”. 

Marques apresentou os projetos concluídos pelo Atendimento em 2022, a exemplo do Justiça para todos, o Mutirão CGJ e o novo Kit Biometria CNJ - este último usado na identificação de apenados no Maranhão. Um dos desafios apontados pelo coordenador foi a modernização do Service Desk. “Precisamos de um núcleo de suporte especializado no PJe, fazendo com que o ciclo de atendimento se inicie e se encerre no próprio núcleo, sem que haja transferências desnecessárias das demandas dos usuários”, diz.

A Coordenadoria de Manutenção de Equipamentos, chefiada pelo servidor André Borges, ressaltou a modernização tecnológica conquistada em 2022. Destaca-se a substituição de computadores obsoletos por modelos novos e mais eficientes e a aquisição de kits de videoconferência que possibilitaram a otimização do trabalho em cada termo judiciário. A solução implementada possibilitou somente neste ano, a realização de 195.000 sessões judiciais, 200 audiências de 2° Grau e a criação de 1.120 salas virtuais.

Para Cláudio Sampaio, com a apresentação das ações de cada coordenadoria, o evento cumpriu o papel de reconhecer e fazer conhecer o trabalho desenvolvido pelas coordenadorias de Informática ao longo de 2022. “Além disso, esse encontro ajuda a integrar a equipe. São vários projetos e entregas, dessa forma podemos ter dimensão do que cada um tem feito”, conclui.

Esse intercâmbio de experiências encantou desde profissionais veteranos até estagiários(as) como Lucas Ferreira. Há quase seis meses lotado na Divisão de Sistemas de Informática (DSI), é com entusiasmo que ele define a vivência do evento. “Hoje foi a expansão de um mundo! Pudemos conhecer todos os processos, desde o atendimento até o planejamento e desenvolvimento das ações da Informática”.
 

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