Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário maranhense empenha-se em campanha contra desperdício

A Campanha Destralhe faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza, 17 de setembro

15/09/2022
Ascom/TJMA

Na sessão do Órgão Especial desta quarta-feira, 14, o desembargador Jamil Gedeon, presidente em exercício do Núcleo Socioambiental do TJMA - em substituição ao desembargador Jorge Rachid - ressaltou a importância da campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”, para a mobilização de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as), a fazerem uso racional de bens e materiais inservíveis. A campanha teve início na segunda-feira (12) e segue até o dia 17.

Ainda na manhã de quarta-feira, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, e o presidente em exercício do Núcleo de Sustentabilidade concretizaram o objetivo da campanha, ao reunirem itens inservíveis do gabinete da presidência e da Corregedoria Geral da Justiça.

“Essa campanha do Destralhe é muito importante porque ela nos traz uma ideia que temos que ter presente, de que o menos é mais. Nós temos que aproveitar da melhor forma os nossos recursos e preservar o nosso meio ambiente, e a gente faz isso também organizando a nossa vida, o nosso gabinete de trabalho e, na medida do possível, até cedendo aquilo que nós não mais utilizamos para aquelas pessoas que eventualmente vão tirar algum proveito útil desses objetos”, disse o presidente do TJMA ao ressaltar o apoio do Judiciário maranhense à campanha.

Desde 2018, a campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”, é desenvolvida pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio da Coordenadoria de Administração Material e Patrimônio, Coordenadoria de Apoio Administrativo e Coordenadoria de Manutenção e de Equipamentos e Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental.

Para o ano de 2022, o Poder Judiciário do Maranhão convida a todas e todos para essa mobilização internacional por um mundo mais limpo e, para tal, estabelece ações para serem realizadas durante a semana. A campanha reafirma o compromisso do Judiciário maranhense com o gasto público racional, a qualidade de vida no trabalho e o meio ambiente.

MENOS DESPERDÍCIO

Cumprindo a missão de retirar dos locais de trabalho objetos que não estão tendo serventia, a Divisão de Digitalização e Virtualização de Processos Judiciais no 2º Grau destinou materiais de papelaria inservíveis do setor às instituições dispostas a aproveitar os itens.

A Comarca de Imperatriz separou aparelhos de informática, como impressoras, monitores e estabilizadores para os fins da campanha do destralhe.

Na Comarca de Caxias, os materiais de expediente sem utilidade (novos e usados), como grampeadores, capas de processos, serão devolvidos à Divisão de Material, bem como os equipamentos de informática obsoletos, devolvidos à Diretoria de Informática. Os bens patrimoniais que necessitam de pequenos reparos, como estantes e cadeiras, serão destinados à doação para instituições beneficentes da cidade de Caxias, como vem sendo feito pela Diretoria do Fórum .

CONHEÇA AS PRINCIPAIS AÇÕES

Entre as ações da Campanha Destralhe estão: devolução, doação ou descarte ambientalmente correto de materiais de expediente, bens permanentes ou de informática; destinação de processos físicos, cuja temporalidade já tenha sido cumprida, bem como o processo administrativo de descarte finalizado à cooperativa de reciclagem da capital.

Além disso, a doação de bens apreendidos em processos criminais: a organização do ambiente de trabalho; limpeza digital, com exclusão de arquivos desnecessários, e realização de mutirão de limpeza das dependências dos Fóruns. As doações são destinadas a instituições públicas, sociais, de ensino, de saúde, que cumprem critérios estabelecidos pelo Tribunal de Justiça.

O Núcleo Socioambiental também incentiva e apoia iniciativas das unidades administrativas e judiciais, para que promovam palestras e rodas de conversas com temas atinentes à sustentabilidade, como proteção ao meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, qualidade de vida (saúde mental, exercícios físicos, relacionamento no ambiente de trabalho).

Durante a campanha, o Núcleo Socioambiental estará disponível para receber informações acerca das iniciativas promovidas e resultados para fins de divulgação pelo e-mail socioambiental@tjma.jus.br.

Quer saber tudo sobre como destralhar? Acesse os manuais com as orientações (abaixo):

Manual sobre Destralhe
Manual - Programa de Gestão Documental

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS