Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Gestão Judiciária do Tribunal apresenta avanços em tecnologia e produtividade

16/08/2022
Danielle Limeira

Preparar, dar andamento e acompanhar as ações judiciais do Tribunal de Justiça do Maranhão (Segundo Grau) para os julgamentos, aperfeiçoando fluxos e modernizando processos, para garantia de uma prestação jurisdicional célere e eficiente. Para cumprir essas atribuições, a Diretoria Judiciária do TJMA tem desenvolvido ações de aprimoramento tecnológico e de produtividade, durante os primeiros 100 dias de gestão do Biênio 2022/2024.

Nessa segunda-feira (15/8), em reunião com toda a equipe da Diretoria Judiciária, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, dirigiu aos servidores e servidoras da unidade, uma palavra de gratidão e encorajamento para a busca e alcance de resultados que reforcem a instituição Tribunal de Justiça. O objetivo do encontro foi possibilitar a aproximação da alta administração com os servidores e servidoras, desenvolvendo o sentimento de pertencimento institucional. A Diretoria Judiciária é liderada pelo diretor Laércio Amaral.

TECNOLOGIA

Uma das ações de destaque desenvolvidas pela Diretoria Judiciária foi a criação e o desenvolvimento do painel de gestão judiciária, um controle inteligente de acompanhamento do trâmite processual. Com a ferramenta tecnológica, é possível analisar, em tempo real, todo o acervo de processos judiciais do Tribunal, possibilitando supervisionar dados sensíveis relacionados à distribuição, assunto, classe, tempo sem movimentação, dentre outros, referentes aos processos, tanto no ambiente dos gabinetes quanto das coordenadorias.

Entre outros ganhos, o acompanhamento pelo painel de gestão judiciária possibilitou a identificação de processos sem movimentação no sistema, permitindo a baixa definitiva.

PRODUTIVIDADE

Em relação à organização do trabalho, a Diretoria Judiciária implantou o projeto “Coordenadoria Modelo”, no âmbito das Câmaras Criminais Isoladas. A metodologia estabelece padrões de serviço, definição da rotina de trabalho dos servidores e acompanhamento diário das metas estabelecidas para a movimentação dos processos criminais.

O novo modelo iniciou com a área criminal, em razão da recente instalação da 3ª Câmara Criminal do TJMA, em 1º de junho. A partir da organização, foi possível manter a mesma quantidade de servidores e servidoras (dez) para atender um total de nove desembargadores que compõem as três câmaras colegiadas.

Além disso, a Diretoria Judiciária também iniciou um fluxo de correção, padronização e qualificação na virtualização dos processos físicos. Por meio dessa atividade, foram identificados e corrigidos problemas estruturais no procedimento de virtualização dos processos físicos no TJMA. No total, 1430 processos judiciais foram virtualizados no âmbito do Segundo Grau. 

Nesses 100 dias de gestão, o TJMA, por meio do trabalho desenvolvido nos gabinetes de desembargadores e desembargadoras, com a atuação da Diretoria Judiciária, reduziu a Taxa de Congestionamento (percentual de processos que ficaram parados sem solução, em relação ao total tramitado no período de um ano) em 56%, até junho de 2022.

JUSTIÇA DE PROXIMIDADE

Para tornar a Justiça mais próxima da sociedade e fortalecer a visão institucional, a Diretoria tem coordenado, ainda, visitas dirigidas à Corte Estadual. Mais de 150 alunos dos cursos de Direito, das mais diversas universidades, participaram de visitas guiadas à sede do Tribunal de Justiça, com a exposição da história, composição e missão do TJMA.

Foto: Ribamar Pinheiro

Reunião da equipe da Diretoria Judiciária com o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS