Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ações de gestão humana promovem bem-estar no TJMA

Nos primeiros 100 dias de Gestão, foram iniciados projetos que priorizam saúde física e mental no Judiciário maranhense

15/08/2022
Mirela Nunes

A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (DRH/TJMA) tem concretizado ações fundamentais para o bem-estar de magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras do Judiciário maranhense nos primeiros 100 dias de gestão do Biênio de 2022/2024.

Por meio da parceria com as Secretarias de Estado de Gestão e Saúde, a DRH possibilitou a participação de servidores e servidoras em ações multidisciplinares de nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e odontologia. Na primeira etapa do projeto, realizada no período de 4 a 7 de julho, 615 atendimentos foram realizados, no Prédio-Sede do Tribunal, Centro Administrativo, Fórum de São Luís e no prédio da Alemanha.

Com o intuito de proporcionar apoio psicossocial e prevenção para manter a saúde mental e emocional de magistrados(as) e servidores(as), foram produzidos por psicólogas do TJMA, sete vídeos sobre saúde mental. 

Considerando a relevância da vacinação como a forma mais efetiva de prevenção da contaminação pelo novo coronavírus e síndromes gripais, o DRH promoveu uma campanha de vacinação, por meio da Divisão Médica. No total, foram disponibilizadas 1.036 doses de vacina contra a Covid 19 e gripe. 

PRODUTIVIDADE

Foram contratados 50 residentes jurídicos para unidades de São Luís e do interior do Estado. Além dos residentes, 44 estagiários foram convocados para atender as demandas do Judiciário em todo Maranhão, de forma remunerada. 

Visando promover a eficiência da prestação de serviços jurisdicionais, foi entregue à Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam), o mapa geral de competências do Primeiro Grau, onde foram observadas as necessidades de treinamento em diversas áreas, inclusive com hierarquização desses treinamentos segundo a importância da atividade para o melhor desempenho da unidade. 

DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

Outro projeto iniciado pelo DRH, foi a digitalização de todos os documentos contidos nos dossiês funcionais de magistrados(as) e servidores(as), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). No total, 5640 documentos serão digitalizados e armazenados em um sistema próprio de gestão de arquivos. Até o momento, 739 dossiês já passaram para o formato digital. 

PRÓXIMAS METAS

O DRH do TJMA tem como prioridade dar continuidade à parceria com as Secretarias de Estado de Gestão e Saúde, além de executar projeto de qualidade de vida em todas as Unidades do Poder Judiciário maranhense, por meio de equipe multiprofissional e instalação de espaços físicos permanentes para atendimentos presenciais diários conforme cronograma/roteiros de viagens.

Fazem parte das ações que visam o bem-estar no Judiciário, a promoção de ginástica laboral presencialmente nas Unidades de São Luís; a produção de vídeos sobre saúde mental e execução de campanhas internas de vacinação, conforme avaliação da pertinência.

Projeta-se a contratação de 400 residentes jurídicos para unidades de São Luís e do interior do Estado, mediante processo seletivo que já se encontra em andamento. Antes do início das atividades nas unidades, os residentes jurídicos serão capacitados em curso de integração presencial de 20 horas. A nível de graduação e pós-graduação, serão selecionados 300 estagiários com remuneração.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS