Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário e Executivo compartilham práticas de enfrentamento à violência contra mulher

09/08/2022
Danielle Limeira

Em visita institucional, nesta terça-feira (9/8), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, para trocar experiências e compartilhar boas práticas desenvolvidas no Judiciário e Executivo, para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

O presidente do TJMA discorreu sobre as ações promovidas pela Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher), em especial, em decorrência do mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás, realizado anualmente no mesmo mês em que se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, a Cemulher – presidida pelo desembargador Cleones Cunha – promove uma programação especial voltada para o enfrentamento da violência contra as mulheres. A Coordenadoria desenvolve atividades diversificadas, dirigidas aos mais diversos públicos, em São Luís e em diversas comarcas do Estado do Maranhão. 

As ações integram os programas e projetos desenvolvidos permanentemente pela Cemulher, como a Semana Nacional “Justiça pela Paz em Casa”; o Programa “Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano”; o Programa "Desperta, Maria!";" o Programa de Cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica''; o Programa “Homem Consciente”; e o projeto "Novos olhares, novos valores".

Durante a reunião, a secretária estadual Célia Salazar trouxe a experiência da Casa da Mulher, que integra a Rede Amiga da Mulher, a qual o Poder Judiciário do Maranhão também faz parte. 

A Casa da Mulher é uma instituição que conta com um serviço multidisciplinar de assistentes sociais, psicólogos, assessoras jurídicas e pedagogas, o atendimento acolhe as vítimas e presta orientações às mulheres. 

Célia Salazar reafirmou o compromisso do Estado em atuar em conjunto com os demais poderes na luta contra a violência feminina e falou sobre o compromisso do governo do Estado em ampliar o número de unidades da Casa da Mulher Maranhense no interior.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS