Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa de apresentação no Centro de Lançamento de Alcântara

06/07/2022
Ascom/TJMA

O comandante do 1º Comando Aéreo Regional (Comar), major-brigadeiro do Ar, Raimundo Nogueira Lopes Neto e o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, coronel engenheiro Fernando Benitez Leal receberam em visita institucional, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Ricardo Duailibe, na última sexta-feira (1º/7), para apresentação das capacidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA). Na ocasião, o desembargador estava como presidente em exercício da Corte estadual. 

Durante a apresentação, o coronel engenheiro Fernando Benitez Leal apresentou as capacidades do Centro Espacial de Alcântara (CEA), explicando sobre o conjunto de bens e serviços utilizados para lançamento de veículos espaciais comerciais no território nacional. O Centro proporciona uma infraestrutura necessária para dar suporte às atividades específicas de empresas de lançamento.

Em atendimento à exploração espacial, o CEA tem condições de prover o suporte logístico, integração e testes finais de carga útil, lançamento de objetos espaciais, previsão meteorológica, coleta de dados via telemetria, rastreio, sistema de comando e controle e demais tecnologias.

JANELA BRASILEIRA PARA O ESPAÇO

O Centro de Lançamento de Alcântara é considerado uma Janela Brasileira para o espaço pela excelente posição geográfica de Alcântara, próxima à linha do Equador terrestre, numa latitude de 2º18'S que confere ao Centro excelentes condições para lançamento de foguetes e colocação de cargas científicas ou comerciais em órbitas equatoriais, ou mesmo polares.

A sua posição privilegiada em relação ao mar e a baixa densidade demográfica da região permitem condições excelentes de segurança o que, também, reduz os custos dos seguros nos lançamentos e impedem que futuros crescimentos urbanos prejudiquem a capacidade operacional do Centro.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

GALERIA DE FOTOS