Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJ inicia digitalização de maior acervo de processos físicos

Trata-se de uma iniciativa pioneira na Coordenadoria de Precatórios

24/06/2022
Glaucilene Oliveira

Imagine 17 mil processos físicos que antes estavam empilhados em uma sala ocupando quase todos os espaços a partir de agora em um espaço virtual. Essa será a realidade da Coordenadoria de Precatórios do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que irá agilizar e facilitar o trabalho por meio da digitalização e migração de processos físicos para o PJe. 

A iniciativa pioneira de digitalização de processos de precatórios, que teve início dia 21 de junho de 2022, já resultou em 1026 processos virtualizados e devidamente migrados para o  sistema de processos digitais. Conforme o juiz auxiliar e gestor da Coordenadoria de Precatórios, Anderson Sobral, a medida vai interferir no trabalho dos servidores e servidoras, bem como no serviço prestado aos usuários.

“Além de facilitar o manuseio em si desses documentos e reduzir os processos empilhados, trazendo uma melhoria ao espaço, a iniciativa vai trazer uma maior efetividade nos serviços prestados, porque a digitalização faz com que os processos sejam migrados para o PJe, fazendo com que não só os servidores e servidoras, bem como os usuários e jurisdicionais tenham uma maior efetividade”, destacou o juiz auxiliar e gestor da Coordenadoria de Precatórios

O trabalho de virtualização do maior acervo de uma unidade do Estado é desenvolvido com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), coordenado pelo diretor José Jorge Filho, e pela Diretoria de Informática, a qual trabalha na logística de infraestrutura de informática para a transformação dos arquivos digitais em formato PDF em processos dentro do PJe. 

A digitalização está sendo realizada por uma empresa que foi licitada e contratada pelo TJMA, ainda na gestão do desembargador Lourival Serejo. A previsão para o término do trabalho é até novembro deste ano, “porém, a informação que obtivemos é que a empresa consegue fazer essa entrega entre 30 e 60 dias”, disse o juiz auxiliar. 

Acesso o álbum no Flickr: 

Virtualização processos

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS