Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realiza blitz educativa para prevenir a violência contra a mulher

22/06/2022
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher (Cemulher/TJMA), realizou, nessa segunda-feira (21/6), mais uma blitz educativa do Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o “Desperta, Maria!”. Desta vez, a mobilização aconteceu no prédio-sede do TJMA com a equipe da Cemulher dialogando com desembargadoras e desembargadores, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores terceirizados.

A equipe interdisciplinar da Cemulher - órgão presidido pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha - é composta por assistentes sociais, psicólogas, bacharel em Direito, estagiárias e estagiário, servidoras e servidores administrativos. Na ocasião, foram distribuídos marcadores de página com a imagem do “Violentômetro” (escala que aponta os graus de violências nos relacionamentos, alertando para o risco de comportamentos abusivos que podem chegar ao feminicídio), a fim de conscientizar sobre a gravidade do fenômeno da violência doméstica no Brasil e no Maranhão.

Organizada pela Cemulher, a atividade integra a “VII Semana Estadual de Valorização da Mulher”, realizada anualmente pelo TJMA, com o objetivo de fortalecer a articulação das políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Em sua programação, a Semana incluirá a realização do seminário “Conexão e Pluralidade no Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”, nos dias 23 e 24 de junho de 2022, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, voltado para magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário. Também participam do evento, representantes de instituições parceiras e profissionais da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Além disso, serão realizadas atividades educativas e de mobilização da sociedade, em São Luís e em comarcas do Estado do Maranhão.

SOBRE O PROGRAMA

Instituído pelo Ato da Presidência-GP - Nº 72019, o Programa “Desperta, Maria!” tem por objetivo incentivar servidoras, colaboradoras das empresas terceirizadas e magistradas a denunciarem situações de violência doméstica e familiar que estejam vivenciando ou que tenham conhecimento, para que essas mulheres sejam acolhidas pela equipe técnica multidisciplinar da Cemulher/TJMA e recebam orientações, encaminhamento aos demais órgãos e serviços que compõem a Rede de Proteção à Mulher.

O Programa “Desperta, Maria!” prevê ainda a divulgação permanente de conteúdos sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar através dos canais internos de comunicação do Poder Judiciário do estado do Maranhão e da realização de palestras e ações informativas sobre os direitos das mulheres. Mais informações pelo e-mail despertamaria@tjma.jus.br.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS