Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Presidente do TJMA é homenageado pela Casa da Criança

27/04/2022
Ascom/TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, recebeu homenagem da gestão da Casa da Criança "Menino Jesus", no dia 22 de abril,  sendo entregue pela coordenadora especial da Infância e Juventude, Priscyla  Maia Araujo e pela supervisora da unidade, Kamila Viana de Azevedo Carneiro, um quadro produzido pelas crianças.

Foram homenageados, também, o Diretor-Geral do TJMA, Mario Lobão Carvalho, e o  Chefe de Gabinete da Presidência, Marcel Cézar Trovão, que junto com o Presidente, sempre valorizaram com sensibilidade os serviços desenvolvidos com as crianças na unidade de acolhimento institucional. 

Durante a visita, o desembargador Lourival Serejo declarou que compreende como um "ato de amor" o trabalho desenvolvido pela coordenadora especial da Infância e Juventude,  Priscyla  Maia Araujo,  pela  supervisora, Kamila Viana de Azevedo Carneiro, demais servidores, funcionários e colaboradores da Casa da Criança "Menino Jesus", se tratando de uma missão especial destinada às crianças que tanto necessitam de atenção e cuidados.  

A Casa da Criança "Menino Jesus" possui berçários, salas de recreação, psicologia e serviço social, refeitório, espaço de vivência, salas de música, sala de meditação e oração, computação, sala de enfermagem, horta, área de lazer e quadra poliesportiva, entre outros espaços.

É um dos projetos especiais mantidos pelo Poder Judiciário do Estado do Maranhão, inaugurado em 08 de dezembro de 1997 pelo desembargador Jorge Rachid Mubarack Maluf, e desembargadora Cleonice Silva Freire, na época, juíza da 1 ª Vara da Infância e Juventude.    

As crianças acolhidas, em sua maioria, são provenientes de situações de violação de direitos, por abandono e violência multifacetada. Ao serem acolhidas, as crianças passam pelo acompanhamento de saúde, sendo atendidas na unidade semanalmente pelas médicas da Divisão Médica do TJ/MA, Dra. Luciana H. Gama Vaz e Pollyana M. F. Soares, que destinam especial atenção nos atendimentos. 

A Coordenadora e a Supervisora da unidade de acolhimento, ressaltam que priorizaram a alimentação adequada e medidas de proteção e prevenção para as crianças, atingindo o índice de seis meses sem internação hospitalar.  

O órgão presta atendimento de acordo com os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e seguindo as determinações judiciais da 1ª Vara da Infância e Juventude, que tem como Juiz Titular, José Américo Abreu Costa.

A unidade de acolhimento de alta complexidade com base nas decisões judiciais visa a preservação dos vínculos familiares das crianças, reinserção familiar, e quando os recursos para manter a criança na família de origem são esgotados, colocação em família substituta, mediante adoção.

Atualmente a unidade dispõe de uma Analista Judiciário - Assistente Social, Eloina Helena Sousa Abrantes, Analista Judiciário - Pedagoga, Raquel Rabelo Mourão, Gabriela Bouéres Viana, Técnico- Judiciário, Danielle Rodrigues Simas Gaioso, e Nadja Martins Leão de Sousa no setor administrativo, além dos terceirizados, serviços gerais, cuidadores, dentre outros profissionais.    

Importa destacar que, a Casa da Criança "Menino Jesus" consiste na primeira unidade de acolhimento institucional para crianças em situações de vulnerabilidade social e de violação de direitos, mantida pelo Poder Judiciário no país, dispondo de estrutura semelhante ao de um ambiente familiar.

A atual gestão preza pelo atendimento humanizado e qualificado para as crianças, local em que acolher tem o real sentido de contemplar as necessidades das crianças, não somente as materiais, mas principalmente afetivas, visando proporcionar espaço integrativo e de valorização da autoestima, assegurando o Princípio do Melhor Interesse da Criança e do Adolescente em seu mais amplo alcance. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS