Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nucode divulga resultado de pesquisa de comunicação interna

Portal do Judiciário e Intranet são os canais mais acessados pelo público interno

31/03/2022
Danielle Limeira

O Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nucode) divulga o resultado da pesquisa “Sua Opinião Importa”, aplicada com o objetivo de consultar o público interno do Poder Judiciário sobre práticas de acesso às informações do Poder Judiciário e colher sugestões para ações de combate à desinformação. O formulário eletrônico - aplicado entre o período de 9 de novembro a 10 de dezembro de 2021 - obteve 332 respostas. Foram 293 respostas de servidor ou servidora, 34 de juiz ou juíza, duas respostas de desembargador ou desembargadora, duas respostas de terceirizado ou terceirizada e uma sem identificação de função.

Os dados da pesquisa permitiram a elaboração de um ranking de canais de comunicação oficiais mais acessados pelo público interno. Ao serem perguntados “por quais canais oficiais têm acesso às informações do Poder Judiciário?”, 91,2% dos entrevistados responderam “Portal do Poder Judiciário” (302 respostas). Em segundo lugar, com 53,5% dos votos (177 respostas), a “Intranet”. Em terceiro lugar, o “E-mail”, com 50,8% (168 respostas). 

Em seguida, Instagram (32,9%); Youtube (12,7%); Telegram (9,4%); Facebook (4,8%) e Twitter (2,7%). Na opção, era permitida a múltipla escolha. 

Sobre o acesso às informações por meio de veículos de comunicação externos, 231 pessoas (71,1%) responderam que acompanham as notícias do Judiciário em “portais na Internet”; 139 marcaram a opção “TV”, o que corresponde a 42,8% dos entrevistados e 56 pessoas marcaram “Blogs” como fonte de informação. A opção “Rádio” foi marcada por 27 pessoas (8,3%) e por último, o “Jornal Impresso”, com 17 respostas (5,2%). 

Ao serem perguntadas sobre o uso do Telegram, de 332 respostas, 134 pessoas responderam que utilizam a ferramenta de chat online. 

A pesquisa também identificou que 331 entrevistados (56,5%) costumam encaminhar informações para outras pessoas. Das 263 pessoas que responderam afirmativamente para o encaminhamento de informações, 222 responderam que checam a informação compartilhada em fontes oficiais do Poder Judiciário.

A Pesquisa “Sua Opinião Importa” contribuiu para o cumprimento da Meta 4 de Gestão do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, que tem como finalidade “desencadear uma campanha de combate ao compartilhamento de notícias falsas (fake news) no ambiente de trabalho e na sociedade em geral”.

O coordenador do Nucode, juiz Paulo Brasil Menezes, ressaltou a relevância da pesquisa ao entender que a sociedade está em período de transição para o ecossistema do discurso on-line, no qual as relações sociais e institucionais são desempenhadas pelas mídias digitais. “A identificação dos canais interativos que os magistrados e servidores costumam acessar promove uma comunicação direta e convergente, evitando imprecisões na comunicação e reduzindo a possibilidade de proliferação de desinformação”, frisou.

Com os resultados da pesquisa, o magistrado explicou que os próximos passos são “organizar um relatório, promover o debate com os membros do Nucode e, viabilizar as propostas recebidas, de forma a implementá-las em um curto espaço de tempo, aprimorando, assim, a política institucional de combate à desinformação da Justiça maranhense”.

O assessor-chefe de Comunicação do TJMA e membro do Nucode, Antonio Carlos de Oliveira, reforça que entender como o público interno busca informações sobre o Judiciário permite a elaboração de práticas mais assertivas no combate à desinformação.

 “As notícias falsas são produzidas com o intuito de ferir reputações, atacar instituições, criar convicções equivocadas e levar pessoas a tomarem decisões baseadas em inverdades. Para combatê-las, as instituições precisam agir com rapidez e eficiência para a manutenção da credibilidade e funcionamento da instituição”, explicou Antonio Carlos.

A assessora-chefe de comunicação da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e membro do Nucode, Isabella Carolina, enfatizou que com as redes sociais e os múltiplos canais de comunicação disponíveis, atualmente, as notícias falsas ganharam muito mais influência. “É comum o encaminhamento de mensagens, sem a correta verificação, seguida da mensagem ‘só repassando’. O cidadão, ao passo que propaga o boato, também tenta se eximir da consequência disso”, ressaltou.

Para Isabella Carolina, “o Nucode vem, justamente, para promover essa conscientização e combater informações fraudulentas sobre o Poder Judiciário e a pesquisa é uma importante ferramenta para melhor efetividade das ações do Núcleo”.

Sobre o resultado da pesquisa, no que diz respeito ao Portal do TJMA e à Intranet estarem entre os canais mais acessados, Isabella Carolina concluiu que “esses canais precisam estar constantemente monitorados e atualizados para servirem como fonte de informação oficial e checagem de notícias, o que vem sendo aplicado pelo Núcleo com as últimas ações”.

Dados Ranking Comunicação Interna

AÇÃO COM BASE NA PESQUISA

Com base nos dados da Pesquisa, o TJMA implementou o canal de comunicação interna “Mural TJMA”, na plataforma Telegram para publicar conteúdos específicos para magistrados e magistradas, servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras. A iniciativa atende à Resolução nº. 407/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Plano Complementar de Comunicação Interna dos Tribunais.

SOBRE O NUCODE

O Núcleo de Combate à Desinformação (Nucode) foi criado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, com o objetivo de identificar e enfrentar a divulgação e propagação de fatos ou notícias falsas que afetem a imagem e a credibilidade do Poder Judiciário estadual.

Cabe ao Nucode promover ações de conscientização de magistrados, servidores e cidadãos relacionadas à defesa de fatos e notícias verdadeiras, coerentes e precisas, visando o tratamento da informação e o combate às divulgações fraudulentas.

Para saber mais, acesse a Página do Nucode.

Acesse o resultado da pesquisa (abaixo).

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370

      
 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS