Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Núcleo de Combate à Desinformação institui canal de checagem de notícias

18/03/2022
Ascom/TJMA

O Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nucode/TJMA) disponibiliza, nesta sexta-feira (18), um canal para pedido de checagem de notícias sobre o Poder Judiciário do Maranhão (“Check News”), com o intuito de esclarecer informações e combater a disseminação de notícias falsas sobre a Justiça maranhense.

O canal é um formulário eletrônico de fácil preenchimento, com apenas dois campos. No primeiro, o cidadão ou cidadã poderá pedir esclarecimentos sobre informações publicadas a respeito do Judiciário estadual, indicando o link da “notícia”. No segundo campo, o usuário poderá pedir a checagem de um documento ou imagem compartilhada por terceiros fazendo upload do arquivo. 

As respostas serão enviadas pelas Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário do Maranhão (Tribunal de Justiça do Maranhão e Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão).

O serviço disponibilizado pelo Poder Judiciário corrobora para o cumprimento da Meta 4 de Gestão do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo,  que tem como finalidade “desencadear uma campanha de combate ao compartilhamento de notícias falsas (fake news) no ambiente de trabalho e na sociedade em geral”.

Para o coordenador do Nucode, juiz Paulo Brasil Menezes, “a nova ferramenta é mais um canal de comunicação à disposição do público interno e da sociedade em geral, os quais terão um novo modo de dialogar com o Tribunal a fim de receberem informações verdadeiras sobre os fatos que dizem respeito à justiça maranhense”, frisou.

Para o magistrado, o canal será “uma forma de checar as notícias que transitam no ambiente digital, diminuindo, assim, a possibilidade de proliferação de fake news sobre o Poder Judiciário do Maranhão.”

SOBRE O NUCODE

O Núcleo de Combate à Desinformação (Nucode) foi criado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, com o objetivo de identificar e enfrentar a divulgação e propagação de fatos ou notícias falsas que afetem a imagem e a credibilidade do Poder Judiciário estadual.

Cabe ao Nucode promover ações de conscientização de magistrados, servidores e cidadãos relacionadas à defesa de fatos e notícias verdadeiras, coerentes e precisas, visando o tratamento da informação e o combate às divulgações fraudulentas.

O núcleo tem como finalidade zelar pela divulgação de ações positivas da Justiça maranhense, em defesa da sociedade e dos cidadãos, bem como informar a população sobre a atuação da Justiça.

A atuação do Nucode se pauta pelos princípios de dignidade da pessoa; cidadania; proporcionalidade e razoabilidade; liberdade de expressão; liberdade de informação; liberdade de consciência; liberdade de convicção filosófica ou política; transparência e finalidade; intimidade e vida privada; qualidade de vida no ambiente de trabalho e proteção de dados pessoais.

Para saber mais, acesse a Página do Nucode.

Acesse AQUI o canal para Pedido de Checagem de Notícias "Check News".

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370


 

GALERIA DE FOTOS