Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Lançado e-book do I Concurso Literário Maria Firmina dos Reis

Desembargador Cleones Cunha fez o anúncio na abertura da Sessão Plenária Jurisdicional Extraordinária do TJMA, nesta terça-feira, 7

07/12/2021
Ascom/TJMA

O presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER), desembargador Cleones Cunha, lançou o livro eletrônico (e-book) do I Concurso Literário “Maria Firmana dos Reis” Antologia de Textos Premiados: Poemas – Contos – Crônicas, realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, na abertura da Sessão Plenária Jurisdicional Extraodrinária do TJMA, nesta terça-feira (7).

O concurso em homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra do Brasil, teve como tema a violência doméstica.

O desembargador destacou que, embora nascida em São Luís, Maria Firmina dos Reis morou, a maior parte de sua vida, no município de Guimarães, onde criou, como professora, a primeira escola mista do Maranhão, ainda no Século XIX.

“Esse concurso foi feito em todo o Maranhão, com participação de crianças, adolescentes, adultos, participando com poesia, prosa e contos”, lembrou Cleones Cunha.

O presidente da CEMULHER ressaltou que a ideia foi do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo.

“Foi um sucesso total, a premiação dada no dia da comemoração dos dez anos da CEMULHER”, frisou Cleones Cunha, acrescentando, também, que a Coordenadoria foi criada na gestão do desembargador Jamil Gedeon e teve a desembargadora Nelma Sarney como sua primeira presidente.

e-book I Concurso Literário Maria Firmina dos Reis

FINALISTAS

Os textos selecionados dos 18 finalistas constam no e-book publicado pela CEMULHER/TJMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e Academia Maranhense de Letras (AML), disponibilizado em diversos meios digitais, com vistas a alcançar o maior número de pessoas possível e, assim, divulgar a temática do certame.

Acesse o e-book I Concurso Literário “Maria Firmana dos Reis” Antologia de Textos Premiados: Poemas – Contos – Crônicas.

HOMENAGEM

O Concurso Literário “Maria Firmina dos Reis” foi denominado em homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que, além de primeira romancista negra do Brasil, foi também professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil.

Nascida em São Luís/MA, em 11 de março de 1822 – data que hoje é considerada o Dia da Mulher Maranhense, em sua homenagem –, a escritora é autora da obra “Úrsula” (1859), primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS