Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Webinário abordará tratamento e prevenção às doenças infectocontagiosas junto à população prisional

03/12/2021
Ascom/TJMA

O tratamento e a prevenção às doenças infectocontagiosas junto à população prisional no Brasil será abordado no Webinário "Atualização Nacional sobre HIV, Hepatites Virais e TB", promovido pelo Escritório da Nações Unidas sobre Drogas e Crime do Brasil (UNODC), entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2021, para as equipes dos Serviços Penais (Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada, Centrais Integradas de Alternativas Penais, Centrais de Monitoração Eletrônica e Escritórios Sociais). 

O evento conta com o apoio do Programa Fazendo Justiça, uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A Coordenadoria de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão participará do evento e convida magistrados, magistradas, servidores e servidoras para participar do encontro virtual.

O objetivo é promover a pauta do acesso às ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidado em HIV, TB e hepatites virais junto ao público atendido pelas equipes dos serviços penais: Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada – APEC; Centrais Integradas de Alternativas Penais – CIAP; Centrais de Monitoração Eletrônica –  CME; Escritórios Sociais. 

O acesso à rede de atenção aos agravos será debatido na perspectiva da prevenção de doenças, promoção da saúde e direitos humanos, além de debater o autocuidado como promoção de cidadania e um caminho possível para novos itinerários da vida das pessoas atendidas pelos serviços penais.

O evento será gratuito, virtual e acontecerá na plataforma Zoom, mediante inscrições prévias a serem realizadas no link abaixo. Os certificados serão enviados por e-mail às pessoas que estiverem presentes em 75% das atividades realizadas. 

Os encontros serão divididos em 10 painéis, com especialistas de diferentes organizações nacionais e internacionais. No quarto dia, será realizado um debate sobre os temas apresentados nos três primeiros dias, com inscrição própria a ser orientada por e-mail.

SERVIÇO:

Webinário: Atualização Nacional sobre HIV, Hepatites Virais e TB

Data: 6 e 9 de dezembro de 2021

Inscrições: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_njxoWE01RfW9TtNiQuni8A

Plataforma: Zoom

Mais informações: https://hivnosservicospenais.com.br/#!/apresentacao

 

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

 

GALERIA DE FOTOS